Cianobactérias de ecossistema aquático da área de proteção ambiental (EPA) do Rio Curiaú, Estado o Amapá, Região Amazônica, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0002

Palavras-chave:

Cyanophyceae, Microalgas, Fitoplâncton

Resumo

O objetivo do presente estudo é apresentar a composição, frequência e riqueza das espécies de cianobactérias e seus padrões de distribuição espaço-temporal no Rio Curiaú. Coletas trimestrais foram realizadas em três sítios de amostragem, de junho de 2016 a outubro de 2017. Amostras de fitoplâncton e do perifíton foram coletadas e fixadas com a solução de Transeau para a identificação taxonômica por microscopia óptica. Os dados foram tratados, estatisticamente, por meio de análises descritivas, variâncias e análise de agrupamento; o nível de significância foi em p<0,05. No total, foram identificados 17 táxons, agrupados em quatro (4) ordens taxonômicas, os quais são: Chroococcales, Ostocales, Synechococcales e mais, prevalentemente, Oscillatoriales. Os gêneros Kamptonema (67%) e Phormidium (44%) foram os mais frequentes. A riqueza das cianobactérias apresentou variações significativas (p<0,05) entre os sítios de amostragem. Esses dados representam informações pioneiras sobre a biodiversidade de cianobactérias no Estado do Amapá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir da Silva Barros, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Experiência na área de microbiologia com ênfase na identificação de cianobactérias em ecossistemas de água doce. Inventários florísticas em regiões de cerrado no estado do Amapá. Contribuição na escrita de projetos sobre ciclo de produção da mandioca (Manihot esculenta Crantz), castanha-da-amazônia (Beetholletia excelsa). 

Ana Carolina dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá(2018) e ensino-medio-segundo-graupelo ANTÔNIO MESSIAS GONÇALVES DA SILVA(2013). Tem experiência na área de Ciências Ambientais.

Gabriele Luini Lima Bastos, Universidade Federal do Amapá

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Prof Gabriel Almeida Café(2013). 

Silvia Maria Mathes Faustino, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP - USP (1998). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Biologia Comparada também pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora Associada na Universidade Federal do Amapá, ministrando as disciplinas de Botânica Aplicada à Farmácia, Anatomia Humana, Parasitologia Geral e Genética para o curso de Farmácia. Como pesquisadora atua em trabalhos de levantamento da biodiversidade de algas continentais, taxonomia e ecologia do fitoplâncton, utilização de microalgas na indústria farmacêutica e como bioindicadoras da qualidade da água. 

Alan Cavalcanti da Cunha, Universidade Federal do Amapá

Engenheiro Químico pela Universidade Federal do Pará, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Carlos (USP-CRHEA), especialista em Controle da Poluição das Águas em Países Sulamericanos (JICA - Japão), mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC-USP). Pós-Doutorado em análise isotópica estável e suas aplicações na quantificação de fluxos hidrológicos entre ecossistemas aquáticos tropicais (Departamento de Biologia da Universidade de Miami (UM/EUA) e Pós-Doutor em Engenharia pela (American World University). Atualmente é Professor Associado III do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBio - UNIFAP/IEPA/EMBRAPA-AP/CI), Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (BIONORTE). Atua nas áreas de Ciências Ambientais: : Água e Energia. Modelagem de Sistemas Ambientais, Hidráulica e Saneamento, Fenômenos de Transporte, Clima e Recursos Hídricos, Limnologia, Estatística Aplicada à Ecologia.

Arialdo Martins da Silveira Júnior, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Ciências Biológicas, Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) (Área de Concentração: Ensaios Biológicos) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO) (Área de Concentração: Uso Sustentável da Biodiversidade) pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, com estágio de doutoramento no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Universidade do Porto, Portugal. É professor Adjunto I da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Curso de Ciências Ambientais. Atua com disciplinas na área de Biologia Vegetal, Ecologia Vegetal e Educação Ambiental. Como pesquisador atua em linhas de pesquisas envolvendo o cultivo e bioprospecção de microalgas de ecossistemas amazônicos; levantamento florístico e ecologia de microalgas e cianobactérias; quantificação de biomassa fitoplanctônica (clorofila-a); monitoramento da qualidade de águas superficiais e subterrâneas no Laboratório de Saneamento Ambiental. Atua, também, com orientações de pesquisas envolvendo as temáticas: Educação Ambiental; Percepção Ambiental; Meio Ambiente e Sociedade. Email: arialdomartins@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Fundamentos de Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)