Cianobactérias de ecossistema aquático da área de proteção ambiental (EPA) do Rio Curiaú, Estado o Amapá, Região Amazônica, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0002Palavras-chave:
Cyanophyceae, Microalgas, FitoplânctonResumo
O objetivo do presente estudo é apresentar a composição, frequência e riqueza das espécies de cianobactérias e seus padrões de distribuição espaço-temporal no Rio Curiaú. Coletas trimestrais foram realizadas em três sítios de amostragem, de junho de 2016 a outubro de 2017. Amostras de fitoplâncton e do perifíton foram coletadas e fixadas com a solução de Transeau para a identificação taxonômica por microscopia óptica. Os dados foram tratados, estatisticamente, por meio de análises descritivas, variâncias e análise de agrupamento; o nível de significância foi em p<0,05. No total, foram identificados 17 táxons, agrupados em quatro (4) ordens taxonômicas, os quais são: Chroococcales, Ostocales, Synechococcales e mais, prevalentemente, Oscillatoriales. Os gêneros Kamptonema (67%) e Phormidium (44%) foram os mais frequentes. A riqueza das cianobactérias apresentou variações significativas (p<0,05) entre os sítios de amostragem. Esses dados representam informações pioneiras sobre a biodiversidade de cianobactérias no Estado do Amapá.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.