Modelo logístico causa-efeito da temperatura sobre dinâmica populacional de bioindicador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2023.001.0004

Palavras-chave:

Resistência aerodinâmica, Dinâmica populacional, limiar do desenvolvimento

Resumo

A inata capacidade para aumentar em número (rm) é definida como a máxima razão de aumento obtido por uma população de distribuição de idade fixa, em qualquer combinação dos fatores físicos do tempo, em condições ótimas de espaço, alimentação e influência intra-específica, excluindo a influência inter-específica. Nesse trabalho a hipótese é de que há um limiar térmico i. e. temperatura base (Tb) para que se processe o desenvolvimento da Atherigona Orientalise o aumento e/ou diminuição da população é função de sua sobrevivência, fertilidade, razão sexual e fecundidade, com limiares influenciados pelas isotermas.A partir destas equações determinou-se o número de gerações por ano do bioindicador Atherigona Orientalis,para as isotermas de 21oC a 27oC.Através do número de indivíduos do último compartimento (fêmeas em pré-oviposição), obtidos através das simulações, em função do tempo, para cada isoterma, pôde-se estimar o número de gerações anuais condicionado a um sistema sem ganhos e sem perdas.Em função da temperatura, Atherigona Orientalis pode apresentar de 4,19 a 8,23 e de 4,74 a 8,55 gerações por ano, quando obtidas através das equações de desenvolvimento e através das simulações, respectivamente, sendo que quanto mais alta a temperatura maior o número de gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Affonso Dantas dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Engenharia Ambiental - (PEA/ UFRJ), (2016-2020). Realizei o Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos(2010) na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na área de Licenciamento Ambiental. Graduado em Química Industrial (2006), e especialista em Gestão Ambiental Executiva - MBE pela COPPE - UFRJ (2007). Membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química III região - RJ (CRQ/RJ), (2018-2020). Experiência em estudos ambientais (EIA/RIMA, PCA, EAS/RAS, EIV); monitoramento da qualidade da água e auditorias Ambiental, de conformidade legal, avaliação da sustentabilidade, avaliação de fornecedores, due diligence e sistemas de gestão, desde 2008. Adicionalmente realizo assessoria em processos de licenciamento ambiental e avaliações segundo a NBR15.515- Pate 1 - Avaliação preliminar de passivo ambiental. Possuo Certificação de Auditor Ambiental desde Abril 2011, através da empresa RAC/ABENDI N.32224 (validade:16/01/2021). http://www.abendi.org.br/abendi/default.aspx?c=snqc_consultapublica&ec=declaracao&id=32224 

Evandro Lima, Associação Brasileira de Perícia e Gestão Ambiental

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Souza Marques (1980). Atualmente é diretor presidente - Ass.Bras. de perícia e gestão ambiental. Professor de física, máquinas elétricas, perícia ambiental, energia e meio ambiente, pós em ciências ambientais, msc em gestão ambiental, diretor de curso pós médio, psicanalista.

Helena Marquini Zuntini Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida (2017), Mba em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em curso.

Raphael do Couto Pereira, Troy University (Alabama - EUA)

Graduou-se em Ciências Navais pela Escola Naval (2010). MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Tecnólogo pelo curso de Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense (2016 - 2019). MBA em Gestão Empresarial Estratégica e Sistemas de Informações pela Universidade Federal Fluminense (2020 - 2022). Integrante do 18º (2014) e 21º (2015) Contingente da Força de Paz das Nações Unidas para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH) nas funções de Comandante de Pelotão e Oficial de Assuntos Civis, respectivamente. Observador Militar e Oficial de Recursos Humanos na Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental (2017 - 2018). Coordenador e Instrutor de disciplina na Escola Naval (2019). Atualmente é Capitão de Corveta (FN) - Corpo de Fuzileiros Naval, Instrutor, Chefe da Divisão de Táticas e Oficial de Operações da School of Leadership and Tactics do Western Hemisphere Institute for Security (2021-2024). Doutorando no Programa de Doutorado da Troy University - EUA. Possui experiência, além de trabalhos publicados, nas áreas de Defesa, Segurança e Gestão Estratégica. Na área acadêmica tem ainda por destaque: Membro permanente do Comitê de Pesquisa 24 - Forças Armadas e Sociedade da International Political Science Association (IPSA); Editor de Seção da Revista Sustinere (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Professor convidado do Programa de Graduação em Biologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Membro do Diretório de Cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Membro do Comitê Científico da Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security (MICRADS 2023)

Patricia dos Santos Matta , Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2001) e Doutorado em Ciências, em Engenharia Civil na área de concentração: Estruturas Offshore pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2007). Tem experiência acadêmica nas áreas de Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Petróleo e gás e no curso superior de Tecnologia em Construção Naval. Atuou como diretora do curso de Construção Naval por 3 anos consecutivos. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - ZO; pesquisadora na área de sustentabilidade, com linha de pesquisa em ESTUDO DE CASOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (????????????????????????), LIGADOS AOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO NAVAL e agente patrimonial do laboratório da Naval de Sistemas (LABNAVS).

Allana Oliveira Lima, Universidade Federal Fluminense

possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestrado em Engenharia de Biossistemas pela Universidade Federal Fluminense.Foi bolsista da FAPERJ pelo laboratório de Meteorologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro com o estudos na área de eventos extremos de precipitação no estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista da CAPES ao longo do mestrado com estudos de estimativas da irradiação solar na região sudeste brasileira. Atuou como professora das disciplinas de Climatologia e Recuperação de Áreas Degradadas do curso Tecnus Grafite Ambiental. Atuou como analista ambiental na empresa ECP - Environ Consultoria e Projetos, participando da elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA), Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA), Diagnósticos Ambiental, Inventários Florestais e outras atividades referentes a área ambiental.Atualmente é analista ambiental no grupo State Grid Brazil Holding S.A., desenvolve atividades voltadas para a gestão de programas e monitoramento ambientais, como reposição florestal, recuperação de áreas degradadas, comunicação social e prevenção a incêndios florestais. 

Tatiana Santos da Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO

Professora associada e pesquisadora do curso de construção naval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ZO. Professora e coordenadora das disciplinas de arquitetura naval 1 e 2, oceanografia operacional, planos e linhas, Introdução à ciência dos materiais e metodologia científica. Possui graduação em química, mestrado em Geoquímica Ambiental com estudos em contaminantes de regiões costeiras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005), doutorado em Engenharia com ênfase em petróleo e gás pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-doutortado em impactos ambientais de instalações nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, Programa PNPD - CAPES (2011 - 2013). Tem experiência em diagnóstico ambiental das atividades petrolíferas através de análises geoquímicas e modelagem de dispersão de poluentes.

Tetyana Gurova, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ-ZO

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Politécnico de Kiev - Ucrânia (1993), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE - UFRJ (1997) e pós-doutorado no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ. Atualmente é Professora Associada no Departamento Naval e Pesca da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) na área de Manutenção e Reparo em Estruturas Navais e Offshore, colaboradora do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE /UFRJ. Foi membro do Comitê Técnico Setorial Naval e Off-Shore da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 2011-2016). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise das tensões residuais por difração de raios-X utilizando equipamento portátil RAYSTRESS e equipamento portátil magnético STRESSVISION 

Josimar Ribeiro de Almeida , Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ .1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental ](UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental ](UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado [Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear](USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) [ Comitê Científico do Observatório Urbano](ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor) [Cátedra de Desenvolvimento Durável](UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: [225]Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE [120][SCOPUS 148][ SCIELO 348 ] [49] Livros e Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica), [126] Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, [32] Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); [29] Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, [3] Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); [2]Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), [463Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) e Concursos [368] Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) [249] Trabalhos Técnicos.

Downloads

Publicado

2023-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)