Modelo logístico causa-efeito da temperatura sobre dinâmica populacional de bioindicador
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2023.001.0004Palavras-chave:
Resistência aerodinâmica, Dinâmica populacional, limiar do desenvolvimentoResumo
A inata capacidade para aumentar em número (rm) é definida como a máxima razão de aumento obtido por uma população de distribuição de idade fixa, em qualquer combinação dos fatores físicos do tempo, em condições ótimas de espaço, alimentação e influência intra-específica, excluindo a influência inter-específica. Nesse trabalho a hipótese é de que há um limiar térmico i. e. temperatura base (Tb) para que se processe o desenvolvimento da Atherigona Orientalise o aumento e/ou diminuição da população é função de sua sobrevivência, fertilidade, razão sexual e fecundidade, com limiares influenciados pelas isotermas.A partir destas equações determinou-se o número de gerações por ano do bioindicador Atherigona Orientalis,para as isotermas de 21oC a 27oC.Através do número de indivíduos do último compartimento (fêmeas em pré-oviposição), obtidos através das simulações, em função do tempo, para cada isoterma, pôde-se estimar o número de gerações anuais condicionado a um sistema sem ganhos e sem perdas.Em função da temperatura, Atherigona Orientalis pode apresentar de 4,19 a 8,23 e de 4,74 a 8,55 gerações por ano, quando obtidas através das equações de desenvolvimento e através das simulações, respectivamente, sendo que quanto mais alta a temperatura maior o número de gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.