Modelagem de circulação de biomassa em caules presentes em fragmentos vegetacionais afetados por impactos ambientais urbanos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0005Palavras-chave:
Biomassa, Impactos ambientais urbanos, Fragmento florestalResumo
Pode-se modelar o funcionamento dos ecossistemas através do conhecimento dos processos que são críticos aos seus próprios controles, bem como por meio da validação de cada equação da modelagem pela observação de campo e pela experimentação. Adotou-se como hipótese que o fluxo de massa no fragmento florestal estudado estava em estado de equilíbrio homeorrético. Para avaliação de amostragem, a abordagem escolhida foi a de processos aleatórios. A escolha foi pelo processo de amostragem em dois estágios, onde o segundo estágio da amostragem fica restrito ou dependente do primeiro estágio. A principal vantagem é a redução dos custos resultantes da concentração da sub- amostragem dentro das unidades primárias. Observou-se duas sequências de vias principais no modelo analisado: C1-C3-C7-C4-C5-C2-C1 e C1-C8-C9. A primeira representa o fluxo pela vegetação - que apresenta cerca de 90% - e, a segunda, o fluxo através das populações animais - que apresenta cerca de 10%. Ao comparar os coeficientes de transferência, é possível notar que as mais significativas são entre a saída da serapilheira (C3) para detritívoros (3.7) e para o solo (3.4) entradas (2.1) nas folhas (C1) a partir dos caules (c2) e entradas nos herbívoros (C8) a partir das folhas (1.8) e frutos (6.3).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.