Modelagem de circulação de biomassa em caules presentes em fragmentos vegetacionais afetados por impactos ambientais urbanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0005

Palavras-chave:

Biomassa, Impactos ambientais urbanos, Fragmento florestal

Resumo

Pode-se modelar o funcionamento dos ecossistemas através do conhecimento dos processos que são críticos aos seus próprios controles, bem como por meio da validação de cada equação da modelagem pela observação de campo e pela experimentação. Adotou-se como hipótese que o fluxo de massa no fragmento florestal estudado estava em estado de equilíbrio homeorrético. Para avaliação de amostragem, a abordagem escolhida foi a de processos aleatórios. A escolha foi pelo processo de amostragem em dois estágios, onde o segundo estágio da amostragem fica restrito ou dependente do primeiro estágio. A principal vantagem é a redução dos custos resultantes da concentração da sub- amostragem dentro das unidades primárias. Observou-se duas sequências de vias principais no modelo analisado: C1-C3-C7-C4-C5-C2-C1 e C1-C8-C9. A primeira representa o fluxo pela vegetação - que apresenta cerca de 90% - e, a segunda, o fluxo através das populações animais - que apresenta cerca de 10%. Ao comparar os coeficientes de transferência, é possível notar que as mais significativas são entre a saída da serapilheira (C3) para detritívoros (3.7) e para o solo (3.4) entradas (2.1) nas folhas (C1) a partir dos caules (c2) e entradas nos herbívoros (C8) a partir das folhas (1.8) e frutos (6.3).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Aveiro Lins , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo, Engenheiro ambiental e de Segurança do Trabalho. Mestre em engenharia ambiental pela UFRJ. Doutor em Meio Ambiente pela UERJ. Tutor do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro (CEDERJ), Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), e ex-funcionário da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). Atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: zoologia, ecologia, meio ambiente, saneamento, resíduos sólidos, gestão ambiental e perícia ambiental. 

Raphael do Couto Pereira , Universidade Federal Fluminense

Graduou-se em Ciências Navais pela Escola Naval (2010). MBA em Gestão Financeira e Controladoria pela Estácio de Sá (2015). Mestre em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Tecnólogo pelo curso de Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense (2016 - 2019). MBA em Gestão Empresarial Estratégica e Sistemas de Informações pela Universidade Federal Fluminense (2020 - 2022). Integrante do 18º (2014) e 21º (2015) Contingente da Força de Paz das Nações Unidas para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH) nas funções de Comandante de Pelotão e Oficial de Assuntos Civis, respectivamente. Observador Militar e Oficial de Recursos Humanos na Missão das Nações Unidas para o Referendo do Saara Ocidental (2017 - 2018). Coordenador e Instrutor de disciplina na Escola Naval (2019). Atualmente é Capitão de Corveta (FN) - Corpo de Fuzileiros Naval, Instrutor, Chefe da Divisão de Táticas e Oficial de Operações da School of Leadership and Tactics do Western Hemisphere Institute for Security (2021-2024). Doutorando no Programa de Doutorado da Troy University - EUA. Possui experiência, além de trabalhos publicados, nas áreas de Defesa, Segurança e Gestão Estratégica. Na área acadêmica tem ainda por destaque: Membro permanente do Comitê de Pesquisa 24 - Forças Armadas e Sociedade da International Political Science Association (IPSA); Editor de Seção da Revista Sustinere (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Professor convidado do Programa de Graduação em Biologia (Universidade Estadual do Rio de Janeiro); Membro do Diretório de Cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Membro do Comitê Científico da Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security (MICRADS 2023).

Patrícia dos Santos Matta , Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2001) e Doutorado em Ciências, em Engenharia Civil na área de concentração: Estruturas Offshore pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE- UFRJ (2007). Tem experiência acadêmica nas áreas de Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia de Petróleo e gás e no curso superior de Tecnologia em Construção Naval. Atuou como diretora do curso de Construção Naval por 3 anos consecutivos. Atualmente é professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - ZO; pesquisadora na área de sustentabilidade, com linha de pesquisa em ESTUDO DE CASOS DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA (????????????????????????), LIGADOS AOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO NAVAL e agente patrimonial do laboratório da Naval de Sistemas (LABNAVS).

Oscar Rocha Barbosa , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1979), mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sciénce de La Vie - Muséum National D'histoire Naturelle (1997) e Pós-Doutorado em Zoologia pela Universitat de Barcelona (2008/2009). Atualmente é professor Titular do Departamento de Zoologia da UERJ. Coordenador de disciplina de Diversidade Biológica dos Deuterostomados - CEDERJ/CECIERJ, desde 2004, Coordenador de fauna no projeto institucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro junto a Seobras/RJ de 2011 a 2018, assessor especial da Diretoria de Cooperação Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Adaptações e Evolução do Sistema Ósteo Muscular em Tetrapoda, atuando principalmente nos seguintes temas: locomoção, biomecânica, Ecomorfologia, desempenho locomotor, mamíferos, comportamento locomotor, Squamata. Pesquisador Científico do CNPq.

Tatiana Santos da Cunha , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada e pesquisadora do curso de construção naval da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/ZO. Professora e coordenadora das disciplinas de arquitetura naval 1 e 2, oceanografia operacional, planos e linhas, Introdução à ciência dos materiais e metodologia científica. Possui graduação em química, mestrado em Geoquímica Ambiental com estudos em contaminantes de regiões costeiras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005), doutorado em Engenharia com ênfase em petróleo e gás pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), pós-doutortado em impactos ambientais de instalações nucleares pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, Programa PNPD - CAPES (2011 - 2013). Tem experiência em diagnóstico ambiental das atividades petrolíferas através de análises geoquímicas e modelagem de dispersão de poluentes. 

Tetyana Gurova , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Politécnico de Kiev - Ucrânia (1993), doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE - UFRJ (1997) e pós-doutorado no Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ. Atualmente é Professora Associada no Departamento Naval e Pesca da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) na área de Manutenção e Reparo em Estruturas Navais e Offshore, colaboradora do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE /UFRJ. Foi membro do Comitê Técnico Setorial Naval e Off-Shore da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, 2011-2016). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Ensaios Não Destrutivos, atuando principalmente nos seguintes temas: análise das tensões residuais por difração de raios-X utilizando equipamento portátil RAYSTRESS e equipamento portátil magnético STRESSVISION .

Marcela Nunes Aguiar , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Atualmente cursa o MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular (PUC-RS). É analista ambiental da empresa União Engenharia Ambiental (2019- atual).Possui graduação em Ciência Ambiental (UFF - 2018). Foi bolsista de Estágio não obrigatório - Gestão de Dados e comunicação na Rede Educação e Sustentabilidade (2017), bolsista de Iniciação Científica no projeto sob o título de "Agendas Latino-Americana e Brasileira para a Agenda Global Pós-2015" (2015-2016) e bolsista de Monitoria da disciplina Fundamentos de Ecologia (2014). Possui interesse em Políticas Públicas para o Desenvolvimento Susntentável, Sustentabilidade no setor privado, Mudanças Climáticas e Educação Ambiental. Contato: marcelatjk@gmail.com

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL:Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002)Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ .1998)Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985)Doutorado Ciências Biológicas ( UFPr .1983)Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979)Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977)Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976)Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL:Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental ](UERJ/2019 -2023) Professor-Orientador [Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental ](UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado [Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear](USP-IPEN /2010-2015)Membro(Perito) [ Comitê Científico do Observatório Urbano](ONU-UERJ / 2012-2015)Membro (Consultor) [Cátedra de Desenvolvimento Durável](UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS:ABIFARMA,BVQi,CRQ-RJ,FAPERJ,IBAPE-RO,IBAPE-MG,PNUMA,[D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA:[240]Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE [120][SCOPUS 192][ SCIELO 348 ][49] Livros e Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL,POISSON,Científica),[126] Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos,[32] Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ);[29] Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, [3] Softwares com registro (Petrobras/UFRJ);[2]Produtos Tecnológicos patenteados (INPI),[463Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) e Concursos [368] Orientações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC)[249] Trabalhos Técnicos. 

Downloads

Publicado

2023-01-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)