Ação antibacteriana do ozônio em meio líquido contra Escherichia coli e Staphylococcus aureus
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.004.0003Palavras-chave:
Ozonização, Bactérias, Descontaminação, ÁguaResumo
As doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHAs) e as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um importante problema de saúde coletiva. Dentre os possíveis agentes etiológicos das DTHAs e das IRAS ressalta-se principalmente as bactérias. Nesse contexto, pode-se destacar algumas bactérias tais como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, que estão igualmente envolvidas na contaminação de alimentos e de ambientes de assistência à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial microbicida da água ozonizada frente às bactérias Escherichia coli e Sthaphylococcus aureus em diferentes concentrações e tempos de exposição. Para isso, suspensões bacterianas de E. coli e S. aureus foram expostas ao ozônio sob diferentes tempos (1, 2 e 5 minutos) e concentrações (50, 100 e 150 ppm). Após cada tempo de aplicação do ozônio, alíquotas do inóculo eram coletadas e semeadas em ágar específico e incubadas a 37ºC por 24-48 horas. Decorrido o tempo de incubação, as unidades formadoras de colônia (UFC) foram quantificadas e os resultados expostos em média ± desvio padrão e comparados por meio do teste de análise de variância (ANOVA) com Tukey como pós-teste. O ozônio quando liberado em meio líquido mostrou-se eficiente na redução da quantidade de ambas as espécies de bactérias testadas, sobretudo parece exercer maior letalidade sob a E. coli se comparado com S. aureus. A ação do gás mostrou-se bastante eficaz, sendo necessário baixas concentrações, além disso mostrou-se ser bastante rápida uma vez que mesmo em curtos tempos de exposição foi capaz de matar as bactérias significativamente, mesmo que usado em baixas concentrações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.