Avaliação da percepção dos consumidores sobre o uso da água na pandemia: estudo de caso realizado na região metropolitana de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.002.0010Palavras-chave:
Consumo, Consciente, Água, PandemiaResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar o perfil consumo de água durante o período de pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), analisando as especificidades comportamentais da população nessa nova realidade cotidiana, limitando-se à percepção dos consumidores de água da região Metropolitana de Belo Horizonte. Adotou-se uma proposta pesquisa de campo com diferentes usuários dos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité e Ribeirão das Neves, no estado do Minas Gerais, avaliando o comportamento de consumo de água durante a pandemia do Covid-19 dos meses de abril a setembro, dos anos de 2019 e 2020. Percebeu-se que houve um crescimento no consumo de água para 65% dos entrevistados diante das mudanças de rotina causadas pelo Covid-19. Em todas as residências estudadas identificou-se que o consumo de água se dava por meio da lavagem de roupas, banhos e lavagem de carros, representando, portanto, uma oportunidade para adoção de práticas visando a economia de água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.