Quality of water consumed in the professional sector of the university city Prof. José da Silveira Netto-UFPA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.002.0008

Keywords:

Water quality, Drinking fountains, Physico-chemical and microbiological variables, UFPA

Abstract

This work aimed to analyze the quality of the water consumed by the university community of the Professional Sector of Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto-UFPA. The methodology used was based on a quantitative-qualitative study and laboratory research, in which water samples were collected from the university's drinking fountains from August to December 2019. The variables chosen for research were: pH, turbidity, apparent color, total dissolved solids, free residual chlorine, total hardness, ammonia nitrogen, temperature and total coliforms. The research data were analyzed using descriptive statistics (mean, maximum, minimum, coefficient of variation and standard deviation). The results obtained revealed that not all samples were within the standard established by Ordinance n° 888 of 2021, of the Ministry of Health (MS), since the parameters of apparent color and free residual chlorine were out of the recommended range. In addition, the presence of contamination by microbiological agents was found in some monitored points. Therefore, interventions are needed to improve the quality of water at the university, aiming at the health safety of users.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Sergio lima Brito, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020). Foi bolsista do Trópico em Movimento da UFPA (2020). Assim como, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Sanitária e Ambiental onde desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão (2017-2018). Atuou como pesquisador do Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Cientifica (PIVIC) no tema: análise da situação de acesso à água da população da ilha de Cotijuba, cidade de Belém-PA no Laboratório de Recursos Hídricos. Colaborou também como monitor acadêmico das disciplinas: Fundamentos e Teorias do Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Saneamento Ambiental (2017-2018) da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA). Desenvolveu atividades no Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (CAESA), no cargo de Diretor de Ensino atuando na elaboração, organização e execução de eventos acadêmicos envolvendo ensino e extensão universitária (2016-2018). Estagiou na Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Prefeitura Multicampi da UFPA (2014-2016) onde desempenhou trabalhos na Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CSS) da UFPA, assim como, na empresa privada Progressive Brasil Engenharia (2014). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em saneamento ambiental, saneamento básico, sistemas de abastecimento de água, qualidade da água para consumo humano, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos, além da participação em projetos de Educação Ambiental. 

Adnilson Igor Martins da Silva, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é engenheiro / área: saneamento da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Sanitária, atuando principalmente no seguinte tema: Sistema de Esgotamento Sanitário, Sistema de Abastecimento de Água e Drenagem de Água Pluviais .

Éverton Costa Dias, Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2013-2018). Especialista em Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil na Linha de Pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela UFPA. Durante o último período da graduação foi monitor voluntário na disciplina Hidrologia e Climatologia (2018) no Laboratório Engenharia Sanitária e Ambiental (LAESA); foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA (2014-2018), no qual desenvolveu atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Atuou como estagiário na Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) (2017-2018), no departamento de Estudos e Projetos, trabalhando no apoio ao desenvolvimento de projetos de sistemas de abastecimento de água e sistema de rede coletora de esgoto. Como profissional, atualmente, faz parte da empresa Sanevias Consultoria & Projetos, atuando como Engenheiro Sanitarista e Ambiental, no Núcleo de Engenharia, desenvolvendo atividades voltadas para o desenvolvimento de projeto executivo de Sistema de Esgotamento Sanitário. 

Marília Figueiredo Rabelo, Universidade Federal do Pará

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto de Federal do Pará (IFPA).  Acadêmica em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade - GEMAS/UFPA (2019-2020).

Matheus Dias de Aviz, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduado do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis na instituição de ensino Universidade Federal Rural da Amazônia e Curso técnico em andamento em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Foi Bolsista PIBIC/CNPq da Universidade Federal Rural da Amazônia, desenvolvendo suas atividades no Laboratório de Química Ambiental do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos desta mesma instituição.

Rafael da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pará

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (2012), pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016), pela UFPA. Atuou como consultor ambiental nas áreas de sistemas de abastecimento de água, incluindo captação, adução, reservação, distribuição e tratamento de água, sistemas de distribuição de águas residuárias em soluções individuais e sistemas de esgotamento sanitário, incluindo tratamento, coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos (2012-2016). Atualmente é funcionário público efetivo na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba (SEMEIA), no cargo de Engenheiro Sanitarista, onde atua no licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades com potencial poluidor, através de visitas técnicas, análise de projetos, planos e programas ambientais, confecção de pareceres técnicos e relatórios técnicos voltados a deliberação de licenciamento ambiental (2017-2020). Colabora com a implantação de políticas ambientais voltadas a melhorias da população local através do desenvolvimento de projetos ambientais, além do fomento da educação ambiental através do desenvolvimento de palestras, conferencias, e eventos voltados a temas relacionados ao meio ambiente, atuando como facilitador ou coordenador. É membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba CONSEMMA, representando a Secretaria Municipal de Meio ambiente (2017-2020), onde são abordados temas relacionados a deliberação de conflitos ambientais, proposições técnicas e desenvolvimento e fortalecimento de políticas ambientais no município.

Published

2021-04-01