Environment and social spaciality: constructivity under the criticism of human function and nature in the framework of the environmental issue

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0010

Keywords:

Spatiality, Environment, Philosophy

Abstract

Functionality within the socio-spatial context is a perceptive relationship strengthened by actions of constancy of propositions, which based on an understanding, it is possible to understand that the process of world spatiality is linked to the intervention of man in nature. From bibliographical research on the subject, an exploratory and investigative research was developed in order to understand the relationship between man and the environment. Through interventionist processes of various matrices of agreement and function; a relevant and necessary theme for the fulfillment of discussion within the classical and modern philosophy, in order to understand the emergent immersion process of the events of the last years. In social discussions, it is presented as an ideological alternative to generate a transformation of perspective in the relationship between man and nature, within the direction of how the formation of the subject's identity is capable of being an integrative 'beyond' of common experience and starts to move. from the perspective of discipline and the action of respect and conformity to the integration of the power that the human carries through its process of respect, elaboration and function of global macro sustainability, in the human sense through the identification of the relation environment and for other questions about coping from the perspective of thought conduction.

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Author Biographies

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí, especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Entre Rios do Piauí, Graduando em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, possui experiências como monitor das disciplinas Técnicas de Representação I, Desenho Auxiliado por Computador I do curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN. Tem interesse nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade, filosofia antiga e ética da responsabilidade . É defensor do Desenvolvimento Sustentável.

João Leandro Neto, Faculdade Entre Rios do Piauí

Filósofo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. Estudou arte italiana com ligação na Scuola di Lingua e Cultura - Itália Publicou trabalhos em eventos científicos, com temas relacionados a pesquisação na construção de uma educação valorizada e coletiva. Convidado a ser debatedor em mesas redondas, com temas como: filosofia no ensino médio, diálogos em torno do pensamento de Santo Agostinho de Hipona, filosofia e educação em Platão, ética e contemporaneidade. Atualmente se dedica a pesquisar sobre métodos e comodidades de relação investigativa entre a educação no ensino médio e o processo do aluno investigador na Filosofia, trazendo discussões como o negro e seu emponderamento educacional, a educação acessível, os processos educacionais, e as relações educação-docente na construção de um futuro capaz de perceber a importância do compartilhamento de função. Amante da poesia nordestina com direcionamento as condições históricas do resgate e do fortalecimento da cultura do Cariri, se dedica a pesquisar processos históricos regionais. 

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Pedagogia e Zootecnia e Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Published

2019-09-28