Percepção ambiental dos projetos de conservação dos quelônios do Tocantins, Brasil

Autores

  • Aluísio Vasconcelos de Carvalho Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-3793-3133
  • Thays Kelly Marinho Lopes Universidade Federal do Tocantins
  • Adriana Malvasio Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2318-2881.2016.001.0001

Palavras-chave:

Comunidades Tradicionais, comunidades tradicionais, Projetos de Proteção, projetos de proteção, Quelônios, quelônios.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo contribuir no estudo das comunidades tradicionais com a efetividade dos projetos de conservação dos quelônios e seus derivados, em especial a comunidade do distrito Café da Roça no município de Pium-TO. Utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas privilegiando a opinião dos entrevistados. Identificou-se que os moradores conhecem os projetos de proteção aos quelônios, seus objetivos e quem os executa.  Os moradores concordam que os quelônios precisam ser protegidos, porém não abrem mão do consumo, portanto, deve-se associar as comunidades tradicionais como participantes integrais no processo de transformação da sociedade sem perder as características culturais fundamentais que as compõe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Tem experiência na área de Educação ambiental,manejo de animais silvestres, parasitologia e saúde pública. Atualmente é Professor no IESC/Faculdade Guaraí e membro do Grupo de Pesquisa Quelônios e Crocodilianos da Região Norte-CROQUE da Universidade Federal do Tocantins.

Thays Kelly Marinho Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental (UFT) (2013) e mestrado em Ciências do Ambiente (2016) pela Universidade Federal do Tocantins. 

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo(IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e nos Programas de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e em Ecologia de Ecótonos. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos.

Downloads

Publicado

2017-08-12