Ambiente e espacialidade social: construtividade sob a crítica da função ser humano e natureza no enfrentamento da questão ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0010

Palavras-chave:

Espacialidade, Meio Ambiente, Filosofia

Resumo

Funcionalidade dentro do contexto socioespacial é uma relação perceptiva e fortalecida por ações de constância de proposições, que com base numa compreensão, é possível entender que o processo da espacialidade mundial é atrelado a intervenção do homem na natureza. A partir de pesquisas bibliográficas sobre o tema, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho exploratório e de natureza investigativa com o objetivo de entender a relação entre o homem e o meio ambiente. Através de processos intervencionistas de diversas matrizes de concordância e função; um tema relevante e necessário para o cumprimento de discussão dentro da filosofia clássica e moderna, a fim de entender o processo de imersão emergente dos acontecimentos dos últimos anos. Nas discussões sociais, apresenta-se como alternativa ideológica de gerar uma transformação da perspectiva na relação homem/natureza, dentro do direcionamento de como a formação da identidade do sujeito é capaz de um ser um ‘além’ integrativo de vivência comum e passa a mover-se sob o olhar da disciplina e da ação de respeito e conformidades com a integralização do poder que o humano carrega através de seu processo de respeito, elaboração e função de sustentabilidade macro mundial, no sentido humano através da identificação da relação meio ambiente e para demais questionamentos sobre o enfrentamento na perspectiva da condução de pensamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayronne de Almeida Rodrigues, Faculdade de Juazeiro do Norte

Graduado em Filosofia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí, especialista em Docência do Ensino Superior, Faculdade Entre Rios do Piauí, Graduando em Arquitetura e Urbanismo, pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, possui experiências como monitor das disciplinas Técnicas de Representação I, Desenho Auxiliado por Computador I do curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN. Tem interesse nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade, filosofia antiga e ética da responsabilidade . É defensor do Desenvolvimento Sustentável.

João Leandro Neto, Faculdade Entre Rios do Piauí

Filósofo. Pedagogo. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar. Estudou arte italiana com ligação na Scuola di Lingua e Cultura - Itália Publicou trabalhos em eventos científicos, com temas relacionados a pesquisação na construção de uma educação valorizada e coletiva. Convidado a ser debatedor em mesas redondas, com temas como: filosofia no ensino médio, diálogos em torno do pensamento de Santo Agostinho de Hipona, filosofia e educação em Platão, ética e contemporaneidade. Atualmente se dedica a pesquisar sobre métodos e comodidades de relação investigativa entre a educação no ensino médio e o processo do aluno investigador na Filosofia, trazendo discussões como o negro e seu emponderamento educacional, a educação acessível, os processos educacionais, e as relações educação-docente na construção de um futuro capaz de perceber a importância do compartilhamento de função. Amante da poesia nordestina com direcionamento as condições históricas do resgate e do fortalecimento da cultura do Cariri, se dedica a pesquisar processos históricos regionais.

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Pedagogia e Zootecnia e Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Downloads

Publicado

2019-09-28