Percepção da arborização urbana pelos moradores de duas zonas do município de Santarém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2019.002.0007

Palavras-chave:

Silvicultura urbana, Psicologia ambiental, Educação ambiental

Resumo

Entende-se como arborização o plantio e manejo de árvores no ambiente urbano. O crescimento desordenado das cidades levou a vários problemas e a silvicultura urbana aparece como uma alternativa viável para a sua diminuição, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental da população. Este trabalho foi realizado em Santarém (PA), e seu objetivo de analisar a percepção da população da Zona Norte e da Zona Sul, realizando-se 260 entrevistas. Os resultados mostraram que a população possui um descontentamento geral em relação a arborização, sendo que na Zona Sul esse é mais acentuado. As espécies que simbolizam as áreas de Santarém são quase todas exóticas, como mangueira e jambeiro, e essas também foram as sugeridas para novos plantios. Verificou-se a necessidade da criação de programas de educação ambiental que atinjam todos os públicos e maior planejamento em relação a arborização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Gabriela Cardoso de Aquino, Universidade Federal do Oeste do Pará

Bacharel em Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Mestranda em Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Áreas Degradadas na Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Mayra Piloni Maestri, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal, 2008-2013, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestrado em Ciências Florestais, 2014-2015, pela Universidade Federal Rural daAmazônia (UFRA). E, atualmente, doutoranda em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e professora na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tem experiência na área de recursos florestais, silvicultura, silvicultura urbana, sementes e viveiros florestais, biogeoquímica, diagnóstico socioambiental, recuperação de áreas degradadas, sistemas agroflorestais e certificação florestal.

Renata Sousa Tenório, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorado em andamento no Programa de pós-graduação em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2013) e Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (2016). 

Jaiton Jaime das Neves Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Interdisciplinar em Biodiversidade e Florestas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2017). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias com ênfase em manejo de floresta nativa atuando no seguinte tema: Resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia - UFRA (2016). trabalhou como supervisora de estágio e professora do curso técnico em floresta, da escola técnica estadual de ensino médio agroindustrial Juscelino Kubitschek de oliveira no município de Marituba-Pará, na qual ministrou as seguintes disciplinas: Anatomia e propagação física-química e organoléptica da madeira; colheita, transporte e mecanização florestal; ecologia florestal; elaboração de projetos florestais; gestão e projetos florestais; impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas; iniciação as ciências florestais; instalações e equipamentos agroindustriais; manejo e exploração de florestas naturais; metodologia do trabalho cientifico; morfologia externa de plantas; preservação e secagem da madeira; processos industriais da madeira; propagação, crescimento e desenvolvimento de espécies florestais; sistemas agroflorestais; transporte e mecanização florestal. Possui experiência nas áreas de fitopatologia, genética de populações florestais, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura, manejo florestal e recuperação e conservação de ecossistemas. 

Janilce Lucas dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2004). Atualmente é professor colaborador da Universidade Castelo Branco, professor colaborador da Faculdade do Noroeste de Minas, docente - Especialização e Estudos Avançados Ordem Nazarena e pedagoga - Secretaria Municipal de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional.

Elizandra Patrícia de Oliveira Figueira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Atualmente é graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ágrarias - Recursos Florestais na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com início no ano de 2014. Bolsista de Iniciação Científica com fomento da Universidade Federal do Oeste do Pará e CNPq, com projeto intitulado Efeito do corte seletivo de espécies arbóreas sobre a dispersão secundária de besouros Scarabaidae na Floresta Nacional do Tapajós, inserido no projeto de pesquisa AFIRE: Assessing ENSO-induced Fire Impacts in tropical Rainforest Ecosystems, fomentado pelo órgão financiador Natural Environment Research Council (NERC), Inglaterra. Participante do Grupo de Estudos em Ecologia e Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os principais interesses de pesquisa são: 1) Recuperação de áreas degradadas; 2) Ecologia e conservação de florestas; 3) Dispersão de sementes; 4) Ecologia de plantas; 5) Melhoramento genético.

Downloads

Publicado

2019-09-28

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)