Diagnóstico de sustentabilidade ambiental de uma unidade produtiva na Vila de São Raimundo no município de Castanhal/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2020.003.0002

Palavras-chave:

Adaptação Sustentável, Equilíbrio, Conservação Ambiental

Resumo

Os problemas ambientais contribuem para o aumento de processos gradativos no solo. O manejo incorreto do solo destrói a sua estrutura e por consequência afeta diretamente a capacidade de produção. O objetivo deste trabalho foi adequar sustentavelmente uma pequena propriedade rural no município de Castanhal em aspectos socioeconômicos de comercialização de produtos agroflorestais para servir de modelo de preservação e conservação do meio ambiente. As pesquisas realizadas durante este trabalho, contribuíram para a tomada de decisão na recuperação das áreas da propriedade, que apresentavam irregularidades auxiliando na elaboração do projeto de recuperação ambiental. Dessa forma, buscando o equilíbrio entre o cumprimento da legislação ambiental brasileira e a obtenção dos resultados positivos para a questão da produção agrícola, associada à conservação do meio ambiente. Com o passar dos anos a recuperação da floresta é considerada satisfatória e as práticas utilizadas pela família fomentam sua qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Natan Marciel Gabriel do Nascimento, Instituto Federal do Pará

Tem experiência na área de recuperação de pastagens e plantação de capineira, com ênfase em Agronomia.

José Carlos Virgínio dos Santos Junior, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2018), curso-tecnico-profissionalizantepelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2012) e ensino-medio-segundo-graupelo CENTRO EDUCACIONAL JOÃO XXIII(2003). Atualmente é Gerente da Fazenda Macunaína. Tem experiência na área de Agronomia. 

Klewton Adriano Oliveira Pinheiro, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (2001), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004). Atualmente é Doutorando do Curso de Ciências Agrárias da UFRA e professor de Sistemas Agroflorestais do IFPA Campus Castanhal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente no Inventário Florestal, Fitossociologia, Segurança do trabalho em atividades florestais, Viveiros Florestais e Tratamentos Silviculturais.

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias com ênfase em manejo de floresta nativa atuando no seguinte tema: Resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia - UFRA (2016). Possui experiência nas áreas de Sistemas Agroflorestais, fitopatologia, genética de populações, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura, manejo e colheita florestal, gestão ambiental e segurança no trabalho. 

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Conservação da Biodiversidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)