Projeção populacional do Município de Santa Izabel do Pará/PA-RMB
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.003.0011Palavras-chave:
Crescimento demográfico, Projeção populacional, Urbanização, Dados estatísticosResumo
O panorama atual da urbanização dos municípios, se dá através da migração cidade – município além do crescimento vegetativo. Para isto, o presente estudo busca realizar uma projeção populacional até o ano de 2040 para o município de Santa Isabel do Pará. Para este estudo foram utilizados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somados ao uso de ferramentas estatísticas visando obter de forma mais adequada, resultados confiáveis e importantes para um ordenamento territorial através da gestão pública do município e empresas privadas. Entre os modelos demográficos estimados para as projeções de população no município de Santa Izabel do Pará, o método mais conveniente dentre os testados nesta pesquisa foi o Geométrico, devido apresentar resultados coerentes observando as populações dos Censos Demográficos de 1991 a 2010. Foi também o que melhor se ajustou aos dados censitários (1991, 2000 e 2010), observando o coeficiente R², apresentou um resultado positivo de 0,98 indicando que as duas variáveis expressam uma forte correlação. A concepção de hipóteses de longo prazo para fatores demográficos é de suma importância no desenvolvimento e execução de projeções, pois contribui de maneira incontestável na excelência e precisão do modelo aplicado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.