Análise da qualidade da água do Lago das Araucárias do município de Fraiburgo, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2022.001.0004Palavras-chave:
Lago das Araucárias, Qualidade hídrica, Parâmetros físico-químicosResumo
A expansão da atividade turística e procura por atividades de lazer tem desencadeado a construção de novas áreas, causando alteração nas características espaciais originais. Os lagos artificiais são bastante procurados para pesca recreativa. Todavia, a sua construção sem um planejamento adequado pode comprometer a qualidade da água e causar problemas à saúde pública, com acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia trófica, devendo manter a qualidade e a preservação de águas utilizadas para destinação recreativa. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo de analisar a interação antrópica com a qualidade da água do Lago das Araucárias do município de Fraiburgo/SC. Foram coletadas amostras de água em cinco pontos amostrais no lago das Araucárias, localizado na região central de Fraiburgo, SC. Os parâmetros: pH, temperatura, condutividade e oxigênio dissolvido foram aferidos in loco. As variáveis de demanda bioquímica de oxigênio, sólidos totais, sólidos dissolvidos, sólidos em suspensão, ortofosfato, fósforo total, nitrito, nitrato, amônia, dureza e alcalinidade foram avaliados conforme a metodologia descrita no Standard Methods for Examination of Water and Wastewater e os valores obtidos foram comparados com a Resolução CONAMA nº 357/2005 e Portaria 2.914/2011. Os parâmetros de pH, oxigênio dissolvido e fósforo total foram aqueles que não se enquadraram na legislação vigente, sendo os valores encontrados influenciados principalmente pela presença de matéria orgânica oriunda da liberação de efluentes domésticos e industriais. Assim, para o enquadramento à classe 3 para águas doces é de responsabilidade do poder público investir na minimização de despejo de efluentes domésticos para que o nível de fósforo total atenda ao fixado nas legislações vigentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.