Percepção ambiental sobre o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde em uma Unidade Básica de Saúde no município de Fraiburgo, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0019Palavras-chave:
Resíduos de Serviço da Saúde, Educação Ambiental, Percepção AmbientalResumo
O Brasil possui legislações ambientais bem definidas quanto à classificação dos tipos de resíduos e quanto aos critérios de gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) que compreende as etapas de segregação, acondicionamento, armazenamento, destinação, transporte e disposição. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo diagnosticar e analisar a percepção dos funcionários que atuam na Unidade de Saúde Central no município de Fraiburgo, Santa Catarina, Brasil. A metodologia utilizada se caracterizou com a aplicação de um questionário semiestruturado para os funcionários da Unidade de Saúde. As variáveis para análise estão relacionadas com várias questões referentes aos RSS, envolvendo classe dos resíduos, destinação, descarte – sendo composta por 10 variáveis. Verificou-se que existem funcionários dos serviços de saúde que desconhecem a classificação e o manejo correto destes resíduos. A partir deste estudo, observou-se a importância de desenvolver instruções de trabalho para evitar a falta de informação, orientando e padronizando as ações de manejo que envolvem os RSS e assim evitar contaminações no meio ambiente e principalmente com o ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.