Implantação de usinas hidrelétricas no estado do Tocantins: uma discussão teórica sobre os impactos socioambientais e econômicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0003Palavras-chave:
Usina hidrelétrica, Impactos, Ambiente, TocantinsResumo
A constante busca por fonte de energia e a utilização dos recursos naturais estiveram arraigados à cultura humana. Tal comportamento gera impactos sobre o ambiente, e nem todos os processos ecológicos podem ser restaurados ou recuperados. O uso dos rios através das usinas hidrelétricas tem se tornado cada vez mais comum no Brasil; por outro lado, o crescimento econômico tem favorecido os municípios participantes do processo de criação e gerenciamento dos projetos hidrelétricos. Neste contexto, o presente trabalho buscou fazer uma discussão teórica sobre os impactos socioambientais e econômicos causados pela implantação de usinas hidrelétricas no estado do Tocantins. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Gini e Pobreza, análise da contribuição financeira pela exploração de recursos hídricos para geração de energia como instrumento de sustentabilidade econômica e social foram utilizadas para avaliar os impactos socioambientais e econômicos nos municípios alvos do sistema hidrelétrico. Observou-se que os recursos emanados pelas atividades hidrelétricas têm contribuído para a economia e repasses federais, o que favorece as populações residentes dos locais afetados na área de abrangência da usina. Por outro lado, a perda da biodiversidade, a destruição dos ambientes e da cultura local são os impasses a serem repensados para uma gestão mais colaborativa e acessível a todos os envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.