Implantação de usinas hidrelétricas no estado do Tocantins: uma discussão teórica sobre os impactos socioambientais e econômicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0003

Palavras-chave:

Usina hidrelétrica, Impactos, Ambiente, Tocantins

Resumo

A constante busca por fonte de energia e a utilização dos recursos naturais estiveram arraigados à cultura humana. Tal comportamento gera impactos sobre o ambiente, e nem todos os processos ecológicos podem ser restaurados ou recuperados. O uso dos rios através das usinas hidrelétricas tem se tornado cada vez mais comum no Brasil; por outro lado, o crescimento econômico tem favorecido os municípios participantes do processo de criação e gerenciamento dos projetos hidrelétricos. Neste contexto, o presente trabalho buscou fazer uma discussão teórica sobre os impactos socioambientais e econômicos causados pela implantação de usinas hidrelétricas no estado do Tocantins. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Gini e Pobreza, análise da contribuição financeira pela exploração de recursos hídricos para geração de energia como instrumento de sustentabilidade econômica e social foram utilizadas para avaliar os impactos socioambientais e econômicos nos municípios alvos do sistema hidrelétrico. Observou-se que os recursos emanados pelas atividades hidrelétricas têm contribuído para a economia e repasses federais, o que favorece as populações residentes dos locais afetados na área de abrangência da usina. Por outro lado, a perda da biodiversidade, a destruição dos ambientes e da cultura local são os impasses a serem repensados para uma gestão mais colaborativa e acessível a todos os envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Guaraí (2015). Atualmente é professora do Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí e professora da educação básica - Secretaria da educação e Cultura - To . Tem experiência na área de Saúde e Meio ambiente, atuando principalmente na área de Educação Superior.

Júlio Cesar Ibiapina Neres, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2001) e Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Atualmente, sou Professor e Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura do Instituto Educacional Santa Catarina, Faculdade Guaraí. Acumulando o cargo de Servidor Público Estadual na SEDUC do Estado do Tocantins, exercendo o cargo de Professor da Disciplina de Biologia, no ensino Médio, lotado no Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, Guaraí TO. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Usinas Hidrelétricas, Impacto socioambientais.

Fernando Barnabé Cerqueira, Faculdade Guaraí

Doutor em Biotecnologia pela Rede Bionorte - TO. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Educacional Santa Catarina (IESC). Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente professor titular no curso de Agronomia pela Faculdade Guaraí-TO, ministrando as disciplinas de Climatologia agrícola, Hidráulica, Irrigação e drenagem, Entomologia, Armazenamento de grãos, Tecnologia de produção de sementes e Olericultura. Integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de agronomia pela Faculdade Guaraí. Colaborador Voluntário do Grupo de Estudos em Democracia e Gestão Social da UNESP (GEDGS).

Aluísio Vasconcelos Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, Especialista em Educação Ambiental, Mestre em Ciências do Ambiente, doutorando em Engenharia Biomédica (Universidade Brasil). Professor do IESC/Faculdade Guaraí.

Leonardo Moreira Santana, Faculdade Guaraí

Engenheiro Civil (2015) graduado pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Professor Universitário no IESC/FAG - Faculdade Guaraí nos cursos Engenharia Civil e Agronomia. MBA em Projeto, Execução, Desempenho de Estruturas e Fundações (2017) pelo Instituto de Pós-graduação (IPOG) e Especialista em Docência do Ensino Superior (2017) pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco (FAPAF), é integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Engenharia Civil IESC/FAG e iniciou em 2016/2 Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui sólida experiência em projetos estruturais, também na área de qualidade, orçamentos, leitura e conferência de projetos construtivos de obras. 

Downloads

Publicado

2018-09-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)