A educação ambiental no cotidiano escolar: relatos do centro de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0002Palavras-chave:
Educação ambiental, Percepção ambiental, Escola, PCNsResumo
A educação ambiental surge como um dos temas mais discutidos atualmente devido ao papel social que desempenha. Nesse contexto, a escola possui papel privilegiado por promover a informação que auxilia na percepção ambiental dos alunos, além de exercer o trabalho educacional que compõe medidas emergenciais. O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento da educação ambiental em uma escola pública do município de Guaraí/TO, analisando a gestão escolar para identificar se a mesma proporciona a educação ambiental em suas ações. A pesquisa contou com o total de 49 participantes, e para a coleta dos dados qualitativos e quantitativos, foi aplicado um questionário com perguntas predeterminadas, objetivas e discursivas, procurando diagnosticar a percepção ambiental dos discentes e da comunidade escolar. Para a análise dos dados coletados foi estabelecido o método estatístico descritivo. Os resultados demonstram que a escola não adota a educação ambiental conforme a orientação dos PCNs, o que resulta na fragilidade da percepção ambiental dos entrevistados, revelando a necessidade de melhorias no desenvolvimento da temática ambiental e o comprometimento da gestão com a transversalidade entre os conteúdos. A percepção ambiental bem elaborada pode estimular a transformação social que resulta na mudança de postura dos indivíduos em sociedade, garantindo o equilíbrio ambiental necessário à garantia dos recursos para as próximas gerações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.