La educación ambiental en el cotidiano escolar: relatos del centro de enseñanza media
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0002Palabras clave:
Educação ambiental, Percepção ambiental, Escola, PCNsResumen
A educação ambiental surge como um dos temas mais discutidos atualmente devido ao papel social que desempenha. Nesse contexto, a escola possui papel privilegiado por promover a informação que auxilia na percepção ambiental dos alunos, além de exercer o trabalho educacional que compõe medidas emergenciais. O objetivo deste trabalho foi estudar o desenvolvimento da educação ambiental em uma escola pública do município de Guaraí/TO, analisando a gestão escolar para identificar se a mesma proporciona a educação ambiental em suas ações. A pesquisa contou com o total de 49 participantes, e para a coleta dos dados qualitativos e quantitativos, foi aplicado um questionário com perguntas predeterminadas, objetivas e discursivas, procurando diagnosticar a percepção ambiental dos discentes e da comunidade escolar. Para a análise dos dados coletados foi estabelecido o método estatístico descritivo. Os resultados demonstram que a escola não adota a educação ambiental conforme a orientação dos PCNs, o que resulta na fragilidade da percepção ambiental dos entrevistados, revelando a necessidade de melhorias no desenvolvimento da temática ambiental e o comprometimento da gestão com a transversalidade entre os conteúdos. A percepção ambiental bem elaborada pode estimular a transformação social que resulta na mudança de postura dos indivíduos em sociedade, garantindo o equilíbrio ambiental necessário à garantia dos recursos para as próximas gerações.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.