Tartaruga-da-Amazônia e Tracajá: uma revisão bibliográfica acerca do parasitismo e das relações socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2017.002.0001

Palavras-chave:

Quelônios, Parasitismo, Preservação, Podocnemis expansa, Podocnemis unifilis

Resumo

A Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa) e o Tracajá (Podocnemis unifilis) são quelônios de grande importância cultural, ambiental e econômica. Em alguns assentamentos e comunidades ribeirinhas, esses répteis são tidos como fonte de alimento. Sendo assim esse trabalho analisa, de acordo com outras fontes bibliográficas, a relação de parasitas com esses quelônios, tendo em vista a saúde desses animais. Conforme alguns trabalhos publicados, existem alguns endoparasitos e ectoparasitos que podem ser encontrados nesses répteis, sendo alguns causadores de doenças que debilitam esses animais, podendo inclusive levar ao óbito. Além das possíveis doenças que tem acometido os quelônios através do parasitismo, esses animais tem o seu habitat cada vez mais antropizado e têm sido alvo de caça e exploração ilegais. Tais fatores colocam em risco a sobrevivência das espécies, desencadeando um desequilíbrio ambiental em cadeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluísio Vasconcelos Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, mestre em Ciências do Ambiente e especialização em andamento em Fitoterapia. Tem experiência na área de Educação ambiental, manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí nos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Pedagogia e Zootecnia e Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IESC/Faculdade Guaraí.

Larissa Leonilda Pereira Melo Vasconcelos, Faculdade Guaraí

Discente em Ciências Biológicas (IESC/Faculdade Guaraí, Guaraí-TO). Técnica em Administração.

Thays Kelly Marinho Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental (UFT) (2013) e mestrado em Ciências do Ambiente (2016) pela Universidade Federal do Tocantins. 

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo(IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). Atualmente é professora associada da Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e nos Programas de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e em Ecologia de Ecótonos. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos.

Downloads

Publicado

2018-09-24