Mapeamento da atividade industrial de Belém do Pará: Análise temporal e espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.004.0007

Palavras-chave:

SIG, Georreferenciamento, Desenvolvimento Industrial, Bairro Reduto

Resumo

Localizada na região norte do Brasil, a cidade de Belém-Pará teve seu auge econômico no período áureo da borracha, época na qual foi implantado no bairro do Reduto o primeiro polo industrial da cidade. Após uma série de fatores que levaram as empresas a um processo de decadência que culminou no fechamento de muitas delas, o Reduto deixou de ser o polo industrial da cidade. A criação de novos critérios de uso e ocupação do solo urbano, associado ao crescimento urbano deu origem a uma nova configuração do espaço, e nesse contexto a atividade industrial se tornou uma incógnita. A problemática deste trabalho tem como fundamento a inexistência de dados georreferenciados dos empreendimentos industriais da cidade de Belém. Por isso, o objetivo deste trabalho foi mostrar a existência de uma atividade industrial por meio de um mapa com a espacialização dos empreendimentos industriais. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, o trabalho de campo e o uso das técnicas de geoprocessamento com destaque para utilização de um Sistema de Informação Geográfica – SIG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosivaldo Galvão Ferreira, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em TÉCNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO pela Universidade Federal do Pará(2023). Atualmente é TÉCNICO AMBIENTAL - AGENTE DE FISCALIZAÇÃO da SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental.

Paulo Alves de Melo, Universidade Federal do Pará

Bacharel, Licenciado e Mestre em Geografia pela UFPA. Doutor em Geografia pela FCT/UNESP - Campus de Presidente Prudente. Atuou como Professor na SEDUC/PA, como Geógrafo do Instituto de Terras do Pará (ITERPA) e como Professor na UNIFESSPA. É diretor da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus Universitário de Ananindeua - UFPA, na qual é professor. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Zona Costeira, Biogeografia, Gestão Ambiental, mapeamentos e Ensino de Geografia.

Thales de Souza Garcia, Faculdade Única de Ipatinga

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade Estácio de Belém(2019), especialização em Geociências e Geotecnologias pela UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A(2022), especialização em Engenharia contra Incêndio e Pânico pela Faculdade Única de Ipatinga(2023) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em segurança do Trabalho pelo Núcleo de Ensino Profissionalizante da Amazônia(2012). 

Alex da Silva Frazão, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (2001). Recentemente (abril/2022) conclui o curso de mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Atualmente é técnico em gestão de meio ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), executando ações pertinentes ao licenciamento ambiental. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Possui larga experiência em sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográficas (SIG) para a gestão pública das florestas especialmente do bioma amazônico. Em 2008 foi responsável técnico da Tietê Sociedade Agrícola LTDA para implantação de um reflorestamento de Teca (Tectona grandis) em 2.000 ha no município de Aurora do Pará. No período de 2005 à 2006 foi consultor da ITTO - Organização Internacional de Madeiras Tropicais para elaboração de um relatório técnico sobre os critérios e indicadores sociais em projetos de manejo florestal sustentado no estado do Pará. Na AIMAT - Associação das Indústrias Madeireiras de Altamira, em 2004, atuou como consultor técnico na elaboração, implantação e execução de projeto de reflorestamento, no município de Altamira, estado do Pará. Em 2003, na ASSIMAR - Associação das Indústrias Madeireiras de Marabá e Região, era responsável técnico pelo Centro de Produção de Mudas para Reflorestamento, localizado no município de Marabá. Na COOMAFASP ? Cooperativa Mista de Agricultura Familiar do Sul e Sudeste do Pará, em 2002, foi responsável técnico Assistência técnica a agricultores, acompanhamento de projetos (PRONAF). Ainda em 2002, foi diretor administrativo da F. Q. S. Assessoria as Atividades Agrícolas e Pecuárias Ltda em Tucuruí. Em 2001, na ENGEFLORA ? Empreendimentos Florestais Ltda, atuou como engenheiro de campo para elaboração de Plano de Manejo Florestal Sustentado em Tucuruí ? PA.

Denise de Fátima de Jesus Cordeiro, Universidade Federal Rural Amazônia

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia(2001). Atuando principalmente nos seguintes temas:Resíduos lenhosos, Carvão, Exploração florestal, Manejo de florestas, Inventário Florestal naturais, Utilização de produtos florest 

Klewton Adriano Oliveira Pinheiro, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (2001), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade da Amazônia, Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2004) e Doutorado em Ciências Agrárias pela UFRA (2016). Atualmente é professor do IFPA Campus Castanhal. Tem experiência na área de Recursos Florestais com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente no Inventário Florestal, em Sistemas Agroflorestais, Fitossociologia, Viveiros Florestais, Tratamentos Silviculturais e na Segurança do trabalho em atividades florestais. 

Lucyana Barros Santos, Universidade do Estado do Pará

Atualmente Doutoranda do PPGCA/UEPA e Técnica em Gestão Ambiental-Engenheira Florestal Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará IDEFLOR-Bio. Bolsista DTI-A INPE/CNPq (2022-2023), Técnica em Gestão de Meio Ambiente Engenheira Florestal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMAS (2021-2022), Bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2019-2021) no Projeto de Monitoramento de uso e cobertura da terra de áreas desflorestadas da Amazônia Brasileira - TerraClass, Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia - PPGEDAM (2018), Especialização em Produção e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Lavras/Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (2001), Engenheira Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1996). Atuei como Especialista em Geoprocessamento Pleno na Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (2015 a 2018), no projeto Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra na Amazônia Legal (projetos TerraClass, PRODES Pretérito, PRODES Incerteza e Não-Floresta) no Centro Regional da Amazônia/INPE. Atuou como Analista em Sistema de Informação Geográfica do Programa da Amazônia no Instituto de Conservação Ambiental do Brasil The Nature Conservancy - TNC (2006 a 2015). Atuou como Assistente de Pesquisa I no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM (1999 a 2004). Atuou como Analista de Geoprocessamento na Geoambiente Sensoriamento Remoto (2002). Atuou como Engenheira Florestal na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Laboratório de Sensoriamento Remoto - LSR, 1996 a 1999). Atuou como Bolsista de Produtividade em Pesquisa no Museu Paraense Emílio Goeldi-MPEG (2003 a 2006), projetos: Avaliação e Monitoramento das Comunidades de Vertebrados na Área de Influência do Reservatório da UHE Tucuruí: Subprograma de Monitoramento, Manejo e Conservação de Aves; Geo-referenciamento e cálculo da extensão de ocorrência efetiva de espécies de animais e plantas candidatos a lista de ameaçados no Estado do Pará (BIOTA-PARÁ); e Geração de banco de dados relacionados à classificação de uso e cobertura na Estação Científica Ferreira Penna, Caxiuanã. Possui experiência na área de recursos naturais, mapeamento e qualificação de uso da terra, gestão ambiental e do território utilizando geotecnologias, com ênfase em Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e SIG.

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Ciências Agrárias com área de concentração em agroecossistemas da Amazônia pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. Mestre em agronomia com especialidade em sistemas de produção pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, é especialista em Gestão Ambiental e Hídrica pela Universidade Federal do Pará- UFPA, em Segurança do trabalho pela Unimais e em educação a distancia: Gestão e tutoria pela UNIASSELVI. Possui experiência nas áreas de sistemas agroflorestais, fitopatologia, genética de populações florestais, ecologia florestal, manejo e resiliência florestal, gestão ambiental, segurança no trabalho, monitoramento, proteção e conservação florestal através do uso de geotecnologia. Email: francimarycarneiro@gmail.com 

Downloads

Publicado

2023-09-30

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>