Características geomorfológicas e hidrológicas no litoral do Nordeste Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0006

Palavras-chave:

Bragança, Salinópolis, Região do Salgado, praia de Ajuruteua, Praia do Atalaia

Resumo

Este estudo teve como finalidade expor as características geomorfológicas e hidrológicas das cidades de Bragança e Salinópolis e das ilhas de Ajuruteua e Atalaia e seus agentes, possibilitando um estudo de campo sobre os olhares urbanos e físicos da geografia. A metodologia foi composta pela ida as cidades, sendo norteado por aulas expositivas em reuniões e revisões bibliográficas, para a produção e elaboração de produtos cartográficos. Os principais enfoques foram sobre as caracterizações das áreas de estudo, como as posições geográficas, as rodovias de acesso, as características geológicas, geomorfológicas, da vegetação, hidrografia das localidades estudadas, as principais formas de uso e ocupação e os processos de urbanização e econômico dos municípios. As ilhas e os municípios estudados estão em frequentes mudanças no processo hidrológico e nos processos geomorfológicos estão bem caracterizados nos dois municípios sendo apresentados de maneira enfática no que discorremos no relatório. Assim podemos ter entendido que as rias no qual os municípios e ilhas fazem partes elas estão relacionados com os dois principais processos de estudos os Hidrológicos e Geomorfológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marcela Alves dos Santos, Universidade Federal do Pará

Atualmente é servidora Técnica em Gestão do Meio Ambiente (Fiscal) na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS/PA). Acadêmica do quinto semestre de Tecnologia em Geoprocessamento pela Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG), Especialização em Gestão Ambiental (PROFIMA/NUMA), ambas da Universidade Federal do Pará, e Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto, pela Universidade Metropolitana. Graduada em Bacharel e Licenciatura plena em Geografia pela Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) da Universidade Federal do Pará- Campus Belém e Técnica de Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)- Campus Belém. Anteriormente foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Educação Tutorial (PET) de geografia; estagiou no SIPAM/ CENSIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia/ Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) na Divisão de Sensoriamento Remoto (DIVSER) e no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental do Estado do Pará (CIMAM / SEMAS). Participa do Grupo Geotecnologia Aplicada ao Estudo Integrado de Paisagem (GEOTEIP), da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) da Universidade Federal do Pará- Campus Ananindeua. Possui como área de interesse a geografia física, geomorfologia costeira, cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e geotecnologias. (Texto informado pelo autor)

Rosana Amorim Coelho, Universidade Federal do Pará

Pós-graduanda no Programa de Pós-Graduação em Geografia- PPGEO (UFPA). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Geografia pela UFPA. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID GEOGRAFIA desenvolvendo atividades de pesquisa e ensino relacionadas ao subprojeto: " Um olhar geográfico sobre a cidade de Belém". Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET GEOGRAFIA desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas a área de Geomorfologia Urbana. Também foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desenvolvendo suas atividades no projeto de pesquisa: ?Cartografia Socioespacial da Grande Mineração na Amazônia?. Interesses na área de Ensino,Geografia humana e ambiental.

Vitor Rodrigues Pantoja, Universidade Federal do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Estudos Impacto (2011).

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias na área de concentração em agrossistemas da amazônia, atuando nos seguintes temas: Manejo de floresta nativa e resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2016). Atualmente é analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS/PA. Possui experiência nas áreas de Legislação ambiental e florestal, resiliência florestal, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, genética de populações, sistemas agroflorestais, fitopatologia, silvicultura, manejo e colheita florestal, gestão ambiental, segurança no trabalho, licenciamento ambiental, reflorestamento, regeneração natural, uso alternativo do solo e tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e geoprocessamento.

Ederlane Vale Rabelo, Universidade Federal do Pará

Professora e Bacharel em Geografia formada pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação Inclusiva do Campo título obtido pela Universidade Federal do Pará, Mestranda no Programa de pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Cursando 1° nível de Inglês no Cursos Livres de línguas estrangeiras ofertado pela Universidade Federal do Pará. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de 2014-2017, no qual ministrou aulas na Escola Dr Celso Malcher para alunos do ensino médio e convênio. Participou do Núcleo de estudos e Pesquisas Agrárias sobre Desenvolvimento, Espaço e Conflito (NEADEC). Possui afinidade com as áreas de Ensino, Educação do Campo, Estudos Agrários e Movimentos Sociais do Campo.

Joseane Mercês Ramos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura plena e bacharelado em geografia pela Universidade Federal do Pará(2018). Tem experiência na área de Geografia.

Laíse da Costa Coelho, Universidade Federal do Pará

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Augusto meira(2004).

Downloads

Publicado

2021-04-12

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>