Contaminação ambiental das areias de uma praia do Pantanal norte do Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.002.0002Palavras-chave:
Zoonoses, Doenças, LazerResumo
Os Enteroparasitas são responsáveis por grandes problemas na saúde pública, sendo o Brasil um dos principais países afetados. A falta de saneamento básico e limpeza adequada de áreas urbanas, podem elevar o número de infecções e óbitos. Os parasitas podem ser encontrados no solo de determinadas áreas públicas infectando humanos e animais que circulam pelo local. Este estudo possibilita elencar o número de parasitos encontrados na areia próximo ao rio, uma área de lazer frequentada pela população do município de Cáceres. Os parasitos podem causar aos infectados, diarreia, desnutrição, perda de peso, vômitos, desidratação e anemia, entre outros problemas de saúde. O método de Hoffman, foi utilizado para identificação dos parasitas, filtrados com parasito filtro e água destilada, com um intervalo de espera de 30 minutos a 1 hora para decantação, transferência do copo para o tubo e análise no microscópio, sendo colocados em lâmina com lugol. Foram encontrados um total de 79% de Blastocystis, 7% de Cryptosporidium, 7% de Endolimax nana e 7% de Neospora nas 48 amostras coletadas, sendo 6 quadrantes com 8 coletas em cada um. Esses resultados apresentam fator de risco aos frequentadores da praia do Daveron, ambiente de lazer e turismo para a população, sendo necessário medidas de prevenção e higienização do local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.