Práticas relacionadas à segurança de alimentos observadas por manipuladores de alimentos da grande Florianópolis (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0002

Palavras-chave:

COVID-19, Capacitação, Perfil socioambiental, Boas práticas

Resumo

A pandemia de COVID-19 intensificou as relações comerciais na modalidade online, favorecendo o crescimento dos serviços de alimentação delivery no Brasil. Os manipuladores/trabalhadores de alimentos necessitam receber capacitação periódica sobre a segurança dos alimentos, principalmente diante de uma crise sanitária. Foi nesse cenário que a presente pesquisa foi realizada. O objetivo foi avaliar as boas práticas relacionadas à segurança de alimentos, que foram intensificadas com o intuito de contribuir com a contenção da pandemia, adotadas nos serviços de alimentação da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Brasil. Um questionário composto por práticas corretas e incorretas relacionadas à manipulação e produção de alimentos foi aplicado de forma online. Os resultados indicaram que a maioria dos manipuladores é do sexo feminino, com idade de 26 a 60 anos, nível superior completo e com registro na carteira profissional ou proprietário. A pontuação média sobre as práticas consideradas corretas foi de 64,82%, com destaque para o adequado descongelamento de alimentos. A menor porcentagem de acertos foi sobre o controle de sobras e restos. A coleta de dados de forma online selecionou manipuladores de alimentos com maior grau de escolaridade e com maior capacitação na área de produção de alimentos, o que possivelmente influenciou os resultados. De forma geral, pode-se considerar que os manipuladores têm conhecimentos moderados sobre a manipulação e produção segura dos alimentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Páulia Maria Cardoso Lima Reis, Instituto Federal de Santa Catarina

Engenheira de Alimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), Especialista em Tecnologia Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte (2021), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (2011), Mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina, ministrando aulas nas áreas de processamento de frutas e hortaliças, química dos alimentos e higiene e manipulação de alimentos. Atuou como professora do Curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Tem experiência nas áreas de Engenharia (extração e encapsulação em alta pressão), Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processos Industriais.

Elinete Eliete de Lima, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduada em Nutrição, Mestre em Nutrição e Doutora em Ciência dos Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Terapia Nutricional e também em Qualidade de Alimentos. É professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Nutrição no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) / Campus Florianópolis Continente. Nessa instituição exerceu a função de Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Coordenadora dos Cursos de Formação Técnica. Foi professora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) por 3 anos e atuou em empresas de refeições coletivas, por aproximadamente 13 anos, atuando principalmente nas áreas de segurança de alimentos e de programas de qualidade na produção de refeições. Sua produção científica está centrada em aspectos nutricionais da produção de refeições e em óleos e gorduras. 

Cristiany Martins, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (2015). Possui graduação em Farmácia - Habilitação em Bioquímica, com ênfase em Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialista em Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Desde 2011 é professora do Instituto Federal de Santa Catarina onde atua nas áreas relacionadas à higiene e manipulação de alimentos, rotulagem de alimentos e produção alimentícia. Tem experiência ainda em plantas medicinais, produtos desidratados, boas práticas de fabricação e pesquisa e desenvolvimento.

Morgana Dias Johann, Instituto Federal de Santa Catarina

Trabalho no(a) Instituto Federal de Santa Catarina como Técnica Em Assuntos Educacionais desde 2010. Sou lotada na Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Florianópolis-Continente. Possuo graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica, ambos pela UFSC.

Letícia Aparecida Martins, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (2006), Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC (2009) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2011). Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, cargo: Pedagoga, lotada no Câmpus Florianópolis-Continente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: educação profissional, ensino-aprendizagem, inclusão, jovens e adultos, formação de professores. 

Dulcimar Antônio Grando, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987/2). Especializado em Educação Física Escolar pelo CEFID/UDESC - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Curso de Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. 

Márcia Regina Corsi, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (1999). Especialista em Acupuntura. Possui curso de extensão em RPG (Reeducação Postural Global), Pilates e Iso Stretching. Experiência como docente pela Faculdade São Lucas e Faculdade Uniron - RO. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase acupuntura, ortopedia, pilates, RPG e neurologia. Formada no curso Técnico de Restaurante e Bar pelo IFSC. Acadêmica no curso de Gastronomia no IFSC-Continente.

Downloads

Publicado

2023-01-04