Abordagens na mitigação dos efeitos da contaminação por metais pesados na bacia hidrográfica da Baía de Guanabara
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0007Palavras-chave:
Metais pesados, Contaminação, Baía de GuanabaraResumo
A Baía de Guanabara é uma das regiões litorâneas mais afetadas por contaminação no estado do Rio de Janeiro. Isso porque a região da bacia hidrográfica da Baía de Guanabara possui histórico de despejo de contaminantes industriais, sofre com ausência de tratamento de esgoto doméstico e outros efeitos antrópicos. O objetivo deste estudo foi realizar uma expedita revisão bibliográfica sobre contaminação por metais pesados, a fim de atualizar dados previamente coletados por Silva et al. (2018) no levantamento de metais pesados da sub-bacia do Rio Estrela, no município de Duque de Caxias: em seu trabalho, os autores documentaram dados alarmantes associados aos elementos chumbo, prata, cobre, zinco e molibdênio. Como metodologia de pesquisa para o presente artigo, foi utilizada a revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Para isso, foram utilizados endereços eletrônicos de acesso livre, como Science Eletronic Library (SciELO), PubMed e Google Acadêmico, sob o recorte temporal entre 2017 e 2021. Novos achados, como o uso de nanotecnologias na remoção de metais pesados, podem ter aplicações promissoras na mitigação da contaminação, porém, são necessárias algumas modificações profundas e envolvendo múltiplos agentes para garantir a saúde ambiental da Baía. Como a população utiliza a água contaminada para abastecimento, subsistência e lazer, espera-se que os levantamentos aqui ilustrados demonstrem a urgência na mudança desse panorama.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.