Conceitos de ecologia aplicada: biodiversidade e gestão de interferências ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0015

Palavras-chave:

Ecologia aplicada, Biodiversidade, Interferências ambientais

Resumo

A razão para conservar a biodiversidade depende do valor que damos às espécies individuais. Este valor surge de muitas considerações relativas ao nosso próprio interesse e envolvimento. Para muitas pessoas, a extinção levanta uma questão moral. Alguns tomam essa posição porque se a espécie humana afeta toda a natureza, é nossa responsabilidade moral protegê-la. Se a moralidade origina-se de uma lei natural - isto é, se a moralidade é intrínseca à vida propriamente dita -, então podemos presumir que aos direitos dos indivíduos e espécies não humanos são tão legítimos quanto os dos indivíduos da sociedade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Alencar de Aguiar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Engenheira Química pela Universidade Federal do Pará (1998) e Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase em Análise de Segurança, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Trabalhou por 10 anos em consultoria, com experiência na área ambiental e segurança industrial, e desde 2010 trabalha na Comissão Nacional de Energia Nuclear, atuando nas áreas de gestão de rejeitos radioativos, proteção radiológica ambiental e análise de incêndio em depósitos de rejeitos radioativos.

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental ( USP .2002) Pós-Doutorado Engenharia Ambiental ( UFRJ . 1998) Pós-Doutorado Saúde Ambiental ( FIOCRUZ .1985) Doutorado Ciências Biológicas ( UFPR .1983) Mestrado Ciências Biológicas ( UFRJ .1979) Aperfeiçoamento Química Bioorgânica ( NPPN .1977) Licenciatura Ciências Biológicas ( UFRJ-FE . 1976) Bacharelado Genética (UFRJ-IB .1975) Licenciatura Ciências Físicas e Químicas ( UFRJ-FE .1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ/2019 até o presente) Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental (UFRJ/2010 - 2020) Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN /2010-2015) Membro(Perito) do Comitê Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ / 2012-2015) Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ / 1998-2008) [C] PRÊMIOS e TÍTULOS: ABIFARMA, BVQi, CRQ-RJ, FAPERJ, IBAPE-RO, IBAPE-MG, PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: 200 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas[registros WEB SCIENCE 87 /SCOPUS 134 / SCIELO 328 ] 26 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,BLUCHER,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), 12 Artigos Científicos (com-pletos) em Anais de Congressos, 32 Técnicas Analíticas, Instrumentais ou Processuais (MCT/UFRJ); 291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias, 3 Softwares com registro (Petrobras/UFRJ); 2 Produtos Tecnológicos patenteados (INPI), 405 Participações em Bancas Acadêmicas (D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) 285 Orien-tações Acadêmicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC) 251 Trabalhos Técnicos.

Cleber Vinicius Vitorio da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais, Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Tecnólogo em Patologia e Bioquímica (UEGS). É diretor executivo e presidente do conselho superior da Helium Corp. Polímata e revisor da Revista Internacional de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avaliando artigos científicos relacionados aos temas: história natural, saúde pública, hidráulica, ecologia, zoologia, botânica, espeleologia e toxicologia ambiental. Possui experiência no uso de macroinvertebrados bentônicos como ferramentas de avaliação ecossistêmica e da qualidade da água. Realiza trabalhos no uso da entomofauna, para avaliação da qualidade da restauração florestal, também possui conhecimentos de taxonomia para os grupos recentes de Arthropoda com ênfase em Coleoptera e artrópodes de caverna. Tem experiência em toxicologia ambiental, atuando em temas como, biomagnificação, águas subterrâneas e bioindicadores da qualidade ambiental. Também atua em estudos ecológicos da relação inseto e planta. Tem experiência em fitossociologia e inventário florestal da Mata Atlântica e seu uso no estudo de impactos ambientais. Possui experiência em licenciamento ambiental, saúde pública e avaliação de impactos ambientais. Possui experiência na Coordenação de projetos de manejo de ictiofauna (ênfase em rivulídeos e ictiofauna de hidrelétricas), herpetofauna, mastofauna e ornitofauna para licenciamento ambiental.

Elenice Rachid da Silva Lenz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Editora Chefe da Revista Internacional de Ciências - RIC (2016). Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ (2011). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982). Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2003). MBA em Mercado de Capitais pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (1984). MBA em Direito Público e Privado pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - FESUDEPERJ (2005). MBA em Especialização em Administração Pública pela Fundação Escola de Serviço Público - FESP (2006). Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção - DRHIMA/POLI/UFRJ (2008 a 2012). Pesquisadora do Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA/UFRJ/CNPq (desde 2008). Pesquisadora convidada do Observatório Urbano do Estado do Rio de Janeiro - OUERJ (2012 a 2015). Membro do Diretório de Pesquisa do Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro - OUERJ/CNPq (desde 2012). Professora de Planejamento de Transporte e Mobilidade Urbana no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Construção Sustentável do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC (2010 a 2012). Professora de Avaliação Econômica de Recursos e Danos Ambientais no curso de Pós-graduação Lato Sensu no curso de Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG (2011). Coordenadora Acadêmica do curso MBA em Gestão e Planejamento da Mobilidade Urbana no Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC (desde 2012). Membro do Conselho de Administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET (2016).

Downloads

Publicado

2021-04-12