Ordenações espaço para navios marinos transatlânticos em Porto Belo, Santa Catarina (BR)

Autores/as

  • Gustavo Antonio Piazza Universidade Regional de Blumenau
  • Marcus Polette Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2237-9290.2015.001.0001

Palabras clave:

Impactos Ambientais, Turismo Aquático, Manejo Costeiro

Resumen

Porto Belo é uma cidade brasileira fazer isso economicamente depende da pesca e do turismo. Turismo de verão desempenha um papel importante porque e presença acontece de praias, florestas 'mata atlântica' atrações comerciais e pela água. Pela importância alta turística, enjeitado na cidade dos transatlânticos da escala do litoral brasileiro, porto belo contribuindo financeiramente. Não entanto, estes navios produzem impactos ambientais e sociais, como os resíduos de geração, águas residuais, emissões, como conflitos população fazer turismo e intensificação da alteração da infraestrutura qualidade local. Estes efeitos sobre ou espaço marinho tem ou de interesse estudos atraídos para orientar a gestão do turismo de água, ou como guia de gestão de área marinha ("marinha do sistema jurídico do território") criado pela UNESCO 2009. Portanto, este estudo foi revisão objetivo e analisar espaciais de distribuição de dois navios, ordenou a fazer utilização espaço marinho Porto Belo como este guia. Para fazer isso, estudos de campo, escritórios e integração população utilizar como ferramenta de AutoCAD georreferenciamento de dados foi feit. Eventualmente, um mapa das legislações do espaço foi gerado e discutidos delimitação marítima para fazer lugar desejado mais de osso ancorado navios transatlânticos eu porto belo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gustavo Antonio Piazza, Universidade Regional de Blumenau

Engenheiro ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007 - 2011) e mestre em engenharia ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Regional de Blumenau - FURB (2012 - 2014). Experiência com sistemas de informação geográfica (SIG), sensoriamento remoto, reconhecimento de padrões em imagens, geoprocessamento, gestão de bacias hidrográficas, inventários florestais e gerenciamento costeiro.

Marcus Polette, Universidade do Vale do Itajaí

Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. United Nations Pool of Experts - Regular Process (World Ocean Assessment - WOA). Editor e fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas na área de gestão costeira integrada tendo como foco a inserção de métodos e análises de governança e governabilidade utilizando indicadores socioambientais e econômicos (Estruturas DPSIR e PER). Membro do GIGERCO - Grupo Interministerial para Gerenciamento Costeiro. Pós doutorado UPO - Sevilha/Espanha (2008) com o objetivo de avaliar a eficácia e eficiência de indicadores socioambientais e de governança nas políticas públicas da zona costeira. Pós doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) tendo como objetivo avaliar a Política Nacional de Gerenciamento Costeiro. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais tendo como ênfase a Gestão Costeira Integrada no município de Bombinhas - SC, na Universidade Federal de São Carlos (1997). Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) abordando procedimentos de método para análise territorial da Ilha de São Sebastião (Ilha Bela - São Paulo). Graduação em Geografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1987). Graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1989). Possui especialização em gestão costeira integrada nas seguintes instituições: Universidade de Delft (Holanda), University of Rhode Island EUA (Coastal Resources Center CRC), e Universidade de Bologna (Itália). Professor visitante nas seguintes universidades: Università Politecnica delle Marche/Ancona - Itália (2013); II Universitá de Napolis - Itália (2013); Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona - Espanha (2011); Universidad Pablo Olavide/Sevillha - Espanha (2008). É professor da Universidade de La Republica - Uruguay no curso de Manejo Costero Integrado.

Descargas

Publicado

2017-08-12