Análise comportamental de cultivares do feijão caupi com a utilização de diferentes substratos orgânicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.002.0007

Palabras clave:

Caroço de açaí, Casca de castanha, Esterco de ovino, Produção de massa verde, Relação parte aérea raiz

Resumen

O estudo foi realizado com objetivo de avaliar o desenvolvimento das cultivares do feijão caupi BRS IMPONENTE e BRS TRACUATEUA de acordo com a produção de massa verde (PMV), relação parte aérea raiz (RPAR) e matéria fresca da raiz (MFR). Os tratamentos utilizados no trabalho são constituídos do tratamento controle (TC) e doses de substratos orgânicos utilizando o caroço de açaí (CDA), a casca de castanha (CDC) e o esterco de ovino (EDO) que passaram por quatro repetições. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de 32 dias, e foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com plantas do grupo adubado e testemunha. O teste utilizado foi o de Tukey no programa Sisvar 5.6 com variância a 5%. Concluiu-se que a casca de açaí obteve vantagens sobre os demais tratamentos como maior ganho de altura, produção de massa verde e massa fresca da raiz, portanto, deixando claro sua vantagem produtiva associada aos outros fertilizantes naturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimara Reis do Rosário, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente é estagiária - SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. 

Otoniel Monteiro da Costa Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente é aluno de graduação do 7º semestre do curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural da Amazônia - PIBIC/CNPQ na área da socioeconomia do Projeto de Pesquisa - De Feirante a Empreendedor: Avaliação e Perspectiva do Potencial Socioeconômico, Higiênico-Sanitário, Turístico e do Capital Social e Humano do Setor de Alimentação da Feira do Ver-O-Peso - onde desenvolve pesquisa sobre os Atributos Econômicos e Não-econômicos presentes na preferência dos consumidores da feira do Ver-o-Peso. Também atua como Líder do Time de Empreendedorismo Social Enactus UFRA, e treinando do Grupo de Estudos em Pecuária Sustentável na Amazônia - GEPSAM, e no Projeto de Pesquisa-Ação na Produção de Açaí em áreas Extrativistas das Ilhas de Uruá, Paruru e Mamangal, municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba microrregião de Cametá, nordeste paraense.

Nazaro Cavalcante Bandeira Neto, Universidade Federal Rural da Amazônia

ESTUDANTE DE AGRONOMIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA UFRA

Mateus Ferreira Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Estudante de engenharia agronômica na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

João Victor da Silva Pinheiro de Nazaré, Universidade Federal Rural da Amazônia

Atualmente, graduando de agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia, onde faço parte do GERFAM (GRUPO DE ESTUDOS EM FORRAGICULTURA E RUMINATES DA AMAZÔNIA). 

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias com ênfase em manejo de floresta nativa atuando no seguinte tema: Resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia - UFRA (2016). Possui experiência nas áreas de Sistemas Agroflorestais, fitopatologia, genética de populações, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura, manejo e colheita florestal, gestão ambiental e segurança no trabalho.

Publicado

2020-05-19

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>