Educação ambiental: concepções de alunos de uma escola pública cidade de Barreiras no oeste da Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.001.0002

Palabras clave:

Sustentabilidade, Meio ambiente, Barreiras, Escola

Resumen

Essa pesquisa foi feita em uma escola de ensino fundamental pública para buscar entender e classificar a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. O ensino em educação ambiental, preconizado pela PCN’s é uma política pública que busca melhorar o entendimento dos jovens estudantes sobre o meio ambiente. Esse entendimento deve ir além dos conceitos formais contidos em livros e interagir diretamente com a realidade vivenciada por cada aluno. Foi utilizado como metodologia, questionário de cinco perguntas abertas e confecção de ilustração sobre o que é o meio ambiente. Isso permitiu classificar a percepção dos alunos na sua maioria, 65% como uma romantizada, 9% reducionista, 10% abrangente e 16% sócio ambiental. O resultado deixa claro a falta de interdisciplinaridade do tema 'Meio Ambiente' nas escolas públicas e a necessidade urgente dessa inclusão para construção de indivíduos capazes de contribuir para um meio ambiente melhor e saudável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ranieldo Barreiras Barbosa Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. É servidor do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Segurança Contra Incêndio, com ênfase em Segurança Pública. Atualmente pesquisa sobre conversação e práticas extrativistas no Bioma Cerrado, principalmente com a espécie Caryocar Brasiliense Camb, Caryocar Coriaceum e Caryocar Cuneatum Wittim na região Oeste da Bahia. 

Antonio José da Silva Filho, Faculdade Educacional da Lapa

Bacharel em Direito pelo Instituto de Educacão Superior Unyhana (2017) e graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Claretiano Centro Universitário (2013). Atualmente é técnico em segurança púbica do Governo do Estado da Bahia. Em sua graduação, pesquisou sobre a legitimidade do uso de algemas na atividade policial sob o aspecto constitucional .Atualmente está se especializando em Direito Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Educacional da Lapa, pesquisando sobre os impactos da legislação ambiental na economia na Região Oeste da Bahia.

Raniele Barbosa Souza, Universidade Estadual da Bahia

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Atualmente graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Possui Formação de Professor Modalidade Normal (nível médio) pelo Colégio Estadual Antonio Geraldo - CEAG e formação Técnica em Transações Imobiliárias pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília - CETEB. 

Publicado

2020-02-18

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artículos más leídos del mismo autor/a