Desafios e oportunidades do turismo praticado na Serra Grande, Cantá (RR): uma visão dos representantes das agências de turismo

Autores/as

Palabras clave:

Extremo norte brasileiro, Gestão turística, Planejamento estratégico, Turismo em serras

Resumen

O turismo é um setor que cresce mundialmente e desempenha um papel primordial para o desenvolvimento econômico e social de uma localidade. Em Roraima, no município do Cantá, a Serra Grande é um importante destino turístico para praticar trilhas e realizar turismo de natureza. Nesse contexto, as agências de turismo desempenham um importante papel ao disponibilizarem produtos e serviços que influenciam, diretamente, a qualidade e a experiência vivenciada por eles. Este artigo tem como objetivo, analisar a percepção dos representantes das agências turísticas sobre os desafios e oportunidades do turismo praticado na Serra Grande – Cantá-RR. Foi utilizada uma abordagem descritiva de natureza qualitativa. Foi elaborado um roteiro da entrevista semiestruturada, e aplicado à 10 proprietários de empresas que atuam com pacotes turístico para a região da Serra Grande. As entrevistas apresentavam dez questões abertas, sendo que antes do início de cada uma, os participantes foram informados sobre o conteúdo da pesquisa e assinaram o termo de consentimento de livre esclarecido. A compilação   dos   dados, das entrevistas, envolveu a transcrição integral das gravações para elaboração do Corpus, que serviu para fundamentar a análise dos dados. Os resultados indicam que a Serra Grande possui potencial para o desenvolvimento turístico, porém, os entrevistados destacaram a necessidade de parcerias e comprometimento entre as partes interessadas, visando melhorar a infraestrutura, capacitar a comunidade e promover uma gestão ambiental integrada. Assim, as informações obtidas nessa pesquisa poderão orientar a gestão de toda a cadeia turística da região na implementação de ações que visam à melhoria da atividade de turísmo para todos os envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leidiane do Nascimento Alves, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Roraima(2010), graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Roraima(2019), curso-tecnico-profissionalizante em TECNICO EM ANALISES CLINICAS pelo Instituto Federal de Roraima(2013) e curso-tecnico-profissionalizante em TECNICO EM SECRETARIADO pelo Instituto Federal de Roraima(2006). Atualmente é Técnico em Laboratorio da Universidade Federal de Roraima.

Geórgia Patrícia da Silvia Ferko, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Administração de Empresas, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA pela Universidade Federal do Maranhão (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal de Roraima. Pesquisa sobre os seguintes temas: patrimônio cultural, turismo e temáticas diversos no âmbito da administração pública e privada. Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET. Membro permanente do Programa de Mestrado e Doutorado - Procisa e Pronat da UFRR. Chefe de Departamento do Curso de Administração. Atua na área de liderança, conflitos e desenvolvimento de pessoas.

Valdinar Ferreira Melo, Universidade Federal de Roraima

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Piauí (1988), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo de Solos, Matéria Orgânica do Solo, Solos de Roraima, Propriedades do solo, Indicadores de Qualidade do Solo, Uso e manejo do solo e Remediação do solo. É professor fundador do Programa de Mestrado e Doutorado em Agronomia da UFRR e do Doutorado d Bionorte. Pós doutorado na Kansas State University, Kansas, USA, período abril 2011 a fevereiro de 2012, onde desenvolveu trabalho com ênfase nos indicadores de qualidade do solo em sistemas agrícolas, em ambiente de savana e floresta do estado de Roraima. Faz parte como autor de capítulo do Livro: Agricultura Conservacionista no Brasil, agraciado como o premiado Jabuti 2015 na na categoria meio ambiente.

Deyse Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Roraima (2011), mestrado (2014), doutorado (2018) e pós-doutorado (2018-2023) em agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (POSAGRO - UFRR). Tem experiência nas áreas de fertilidade do solo, nutrição de plantas, micropropagação de plantas, olericultura, fruticultura e agroecologia, trabalhando com as seguintes culturas: feijão-caupi, mandioca, abacaxi, banana, tomate e abobrinha.

Publicado

2023-09-30

Número

Sección

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais