Hidrogênio Verde: uma revisão de processos de produção do hidrogênio oriundos de fontes renováveis de energia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0008

Palabras clave:

Hidrogênio limpo, Combustível verde, Eletrólise

Resumen

Com o predominante uso de combustíveis fósseis nos variados setores da economia global, o hidrogênio verde pode ser o passo crucial para a descarbonização dessas economias. Esse tipo de hidrogênio é obtido por processos químicos de eletrólise, ocorrendo a quebra da molécula de águautilizando energia elétrica advinda de fontes renováveis como a energia eólica e solar. Atualmente, os projetos voltados para o estudo de viabilidade da produção, armazenamento e transporte deste combustível renovável ainda estão em fases iniciais de desenvolvimento. Sendo assim, esta pesquisa visa trazer alguns conceitos relacionados ao hidrogênio verde, informando o atual estágio do seu desenvolvimento, no Brasil e no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana Furtado Ribeiro de Nóbrega, Universidade Federal de Pelotas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo colégio irmã maria montenegro(2010). 

Marlon Heitor Kunst Valentini, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas. Possui mestrado em Recursos Hídricos e graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, ambos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSul) - Campus Camaquã. 

Gabriel Borges dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária e mestrado em Recursos Hídricos pela UFPel. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos - UFPel. Detém experiência na área de coleta e análise de Qualidade de Água e Efluentes, modelagem hidrológica e georreferenciamento.

George Coutinho Lima, Universidade Federal de Pelotas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Conselho Escolar da Escola Estadual Ensino Médio Alvaro Adolfo da Silveira(2010). Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Planejamento Energético. 

Jeferson Peres Gomes, Universidade Federal de Pelotas

Estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Atualmente, trabalha como bolsista do Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia - LEAE, sediado na referida universidade, atuando na área de energias renováveis sob a ótica do planejamento energético e da economia circular, com ênfase especial em sistemas baseados em "waste-to-energy".

Emanuélle Soares Cardozo, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Grupo de Estudo em Geociências (GEOS) e do projeto de extensão A Utilização de Metodologias Lúdicas no Processo de Ensino em Geologia (GEOLud). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na graduação.

Maele Costa dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (2019). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Produção de Briquetes para a produção de energia. Possui experiência em processos de adsorção por carvão ativado, produção de bioetanol e desenvolvimento de fluxogramas industriais. Atuou na Empresa Júnior do Curso de Engenharia Química, onde desenvolveu trabalhos na área da qualidade e projetos como tagueamento de equipamentos e elaboração de plantas industrias. Atuou como estagiária na área de controle de qualidade de produtos. Atuou no projeto de extensão Unipampa para Todos. Possui Espanhol Básico e Inglês intermediário em andamento.

Paula Lemões Haertel Wieth, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande(2005), mestrado em Quimica Tecnologica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande(2009) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Química pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(1999). Atualmente é doutoranda do Programa em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas.

Willian César Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas

Professor do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrando o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmb e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física - Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Fez doutorado-sanduíche no exterior no Institute of Thermal Technology - Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus-European Funds/CAPES-PDSE. Em 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Valladolid (Espanha) com financiamento da SCGas e no ITT-SUT/Polônia em 2018. Em 2019 realizou pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFSC com financiamento do CNPq/PDJ. Em 2023, foi professor visitante na University of Western Austrália com financiamento Australiano. Desenvolve pesquisa em conversão e aproveitamento de biogás/hidrogênio; minimização e fenômenos de transporte de emissões atmosféricas; transição energética; energy planning management. É coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia - LEAE e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível 2. Parecerista AD HOC do CNPq e de livros publicados pela Elsevier - UK.

Bruno Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2023-01-04

Número

Sección

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente