Química dos agrotóxicos riscos à saúde e meio ambiente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2022.002.0006

Palabras clave:

Agrotóxicos, Saúde, Meio ambiente, Química

Resumen

Por possuir uma das principais agropecuárias do mundo, o Brasil é um dos principais consumidores de agrotóxicos, devido a sua larga produção de produtos diversificados. Esses produtos têm a finalidade de combate às pragas e doenças em plantações agrícolas. A criação dos agrotóxicos trouxe diversos benefícios, principalmente diminuindo as perdas na produção. Entretanto, apesar de todos os benefícios apresentados, principalmente na parte econômica, o uso indiscriminado desse produto sem o devido respeito às dosagens, intervalos para aplicação e equipamentos de segurança (EPI), podem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente. Esse artigo tem o objetivo de promover a difusão do conhecimento sobre os componentes químicos presentes nos agrotóxicos, além de como a sua utilização em larga escala pode prejudicar a saúde humana e a saúde ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ygor Eduardo Marques vieira do Nascimento, Centro Universitário Vale do Ipojuca

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA TÉCNICA ESTUDAL DE PALMARES(2017). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química.

Evandro de Souza Queiroz, Centro Univeristário Vale do Ipojuca

Profissional com sólida experiência, capacitado e graduado em engenharia Ambiental, pós-graduação em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, com atuação em Gestão Integrada (Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente) em empresas de grande porte, tendo participação direta em planejamento estratégico, gestão de pessoas, trabalho em equipe, participação em adequações a novos projetos, processos industriais, gestão de riscos, segurança de processos químicos, auditorias das normas regulamentadoras do MTE, gerenciar o sistema de gestão ambiental (ISO 14001), tratamento de efluentes e as licenças ambientais. Coordenador e professor dos cursos nas áreas das engenharias da UNIFAVIP WYDEN e Membro de Núcleos Docente Estruturante. 

Publicado

2023-01-04