Proposal for optimizing the production of hidden chickens based on the inoculation of honey in egg: a literature review

Authors

  • Marilene Gomes Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Wagner Silva dos Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-7379-7124
  • Hércules Otacílio Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Thalita Masoti Blankenheim Centro Universitário do Norte de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-7645-5859
  • Eliane Macedo Sobrinho Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2023.001.0007

Keywords:

Animal nutrition, Technological innovation, Productive performance

Abstract

According to honey properties, it is hypothesized that in egg feeding with honey solution can serve as a tool to overcome early mortality and growth restrictions during embryonic and post-hatching development in free-range chickens. Given the above, this work aimed to investigate, through a literature review, the effect of bee honey on in egg nutrition. A systematic search of published peer-reviewed literature on the use of bee honey in egg nutrition was performed between September 2022 and January 123. Searches were performed on the following databases: Google Scholar, Scielo, and Embrapa. The research was divided into the following steps: selection of search terms, search strategy and eligibility screening. It was found that the literature is scarce with regard to the use of honey in egg nutrition, especially in the national literature. No study was found in the consulted literature addressing the honey in egg nutrition technique for free-range chickens. In all the studies analyzed, some type of positive effect of honey on in egg nutrition was observed, suggesting a promising field for further research. It is concluded that in egg nutrition is a viable alternative to improve the efficiency of poultry production and has a high potential for innovation and commercialization in the poultry industry. However, the practice using honey as a nutrient is still considered recent and inconclusive, stimulating potential research in the near future.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marilene Gomes Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Acadêmica em engenharia agrícola e ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Araçuaí - Brasil.

Wagner Silva dos Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Engenheiro Agrícola e Ambiental pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Durante a graduação foi bolsista pelo Programa Institucional de bolsa treinamento no Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais e no Núcleo de Produção do IFNMG campus Araçuaí, no período de abril a dezembro de 2022. Foi bolsista de iniciação científica do CNPq de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024, onde desenvolveu um trabalho de conclusão de curso com o objetivo de automatizar análises físico-químicas da qualidade do mel, além de outras atividades. Participou também, como voluntário em diversos projetos de ensino, extensão, inovação e principalmente pesquisa, desenvolvidos no IFNMG. Hoje, ainda integra o grupo de pesquisa Vale Bee do IFNMG, projeto que visa o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultuta no Vale do Jequitinhonha. Atualmente é mestrando em Engenharia Agrícola, na área de concentração em Mecanização Agrícola/Agricultura de Precisão, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Hércules Otacílio Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutorando em Medicina Veterinária Preventiva na UFMG. Mestrado em Biotecnologia na Universidade de São Paulo, Especialização em biotecnologia na Universidade Federal de Lavras, Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Médico Veterinário do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas-IFNMG. Possui experiência em áreas da Biotecnologia, como reprodução animal, bioprocessos, cultura de células (inclusive utilizando microcarrier), cultivo de bactérias e vírus em bancada e em escala industrial em biorreatores, anticorpos monoclonais, produção e desenvolvimento de vacinas Veterinárias para Aftosa e Raiva, produção e desenvolvimento de vacinas para uso humano, implantação e operação de laboratórios de segurança máxima (Nível 4). Prestou serviços a projetos de produção, controle de qualidade e desenvolvimento de imunobiológicos/biofármacos ao Centro Bioindustrial do INSTITUTO BUTANTAN e a indústrias farmacêuticas veterinárias. Atuou como Professor de Medicina Veterinária Preventiva e de reprodução animal na Faculdade de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas-IFNMG e nas Faculdades Integradas do Norte de Minas-FUNORTE/SOEBRAS. Atualmente está prestando serviços na área de reprodução animal, no desenvolvimento e produção de Vacinas, Biofármacos e Imunobiológicos, e exercendo atividade docente na área de medicina veterinária preventiva e Biotecnologia. Colaborador de cursos superiores e técnicos ligados a Biotecnologia. É especialista em produção em escala industrial de imunobiológicos. Possui estágio/Treinamento no Centers for Diseases Control and Prevention-CDC. Possui treinamentos em cultivo de células, vírus, bactérias, Bioprocessos, controle de qualidade, filtração industrial, BPF e documentação Industrial. 

Thalita Masoti Blankenheim, Centro Universitário do Norte de São Paulo

Médica veterinária formada pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) em 2009. No ano de 2010, obteve bolsa de treinamento técnico nível III da FAPESP, com as atividades realizadas na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (UNESP) em Jaboticabal/SP, onde realizou o curso de pós-graduação em Medicina Veterinária Preventiva com auxílio de bolsa da Capes. Recebeu o título de mestre em agosto de 2012 e o de doutora em julho de 2016. Possui ainda licenciatura em Ciências Naturais e Matemática (2016) e Biologia (2018) pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Atualmente é docente de ensino superior no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) e no Centro Universitário do Norte de São Paulo (UNORTE) em São José do Rio Preto/SP no curso de Medicina Veterinária, além de atuar como Perita Judicial Veterinária Cível.

Eliane Macedo Sobrinho Santos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Saúde pela Unimontes/MG. Mestre em ciências agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), com área de concentração em Agroecologia. Especialista em gerência de projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2007). Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). Tem experiência na área de Bioterismo e Medicina Veterinária, com ênfase em imunologia, Medicina Veterinária preventiva e Sanidade Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de produtos veterinários (Saúde Animal), desenvolvimento de projetos e biotecnologia. Atuou como docente em Química na UNIPAC e realizou atividades de pesquisa, com animais de laboratório, no Instituto Nacional do Câncer (INCA). Atualmente é coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFNMG - Campus Araçuaí. Atua como professora efetiva do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), atuando nas áreas de Agroecologia e Produção Animal. Realiza projetos nas seguintes áreas: Biologia Molecular, Bioinformática, Medicina Veterinária, Pecuária 4.0.

Published

2023-06-19

Most read articles by the same author(s)