Educação ambiental: concepções de alunos de uma escola pública cidade de Barreiras no oeste da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2020.001.0002Palavras-chave:
Sustentabilidade, Meio ambiente, Barreiras, EscolaResumo
Essa pesquisa foi feita em uma escola de ensino fundamental pública para buscar entender e classificar a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. O ensino em educação ambiental, preconizado pela PCN’s é uma política pública que busca melhorar o entendimento dos jovens estudantes sobre o meio ambiente. Esse entendimento deve ir além dos conceitos formais contidos em livros e interagir diretamente com a realidade vivenciada por cada aluno. Foi utilizado como metodologia, questionário de cinco perguntas abertas e confecção de ilustração sobre o que é o meio ambiente. Isso permitiu classificar a percepção dos alunos na sua maioria, 65% como uma romantizada, 9% reducionista, 10% abrangente e 16% sócio ambiental. O resultado deixa claro a falta de interdisciplinaridade do tema 'Meio Ambiente' nas escolas públicas e a necessidade urgente dessa inclusão para construção de indivíduos capazes de contribuir para um meio ambiente melhor e saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.