Gestão de qualidade: um estudo de caso em uma biblioteca pública situada em Aracaju

Autores

  • Maria Inês Pereira Mota Faculdade Maurício de Nassau
  • Guilherme Ferreira da Silva Faculdade Maurício de Nassau
  • Tatiane Heinemann Böhmer Instituto Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2018.001.0004

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Biblioteca Pública, Qualidade dos Serviços Bibliotecários, Satisfação do Usuário

Resumo

O presente artigo visa a apresentar um estudo de caso sobre o tratamento de avaliação da qualidade em serviços oferecidos por bibliotecas públicas, buscando identificar a qualidade percebida pelos usuários na utilização dos serviços realizados em uma Biblioteca Pública, em Aracaju/SE. O estudo teve por objetivo analisar o fator de qualidade nos serviços oferecidos pela biblioteca, enfatizando os resultados dos serviços oferecidos, enfocando a satisfação dos usuários. Ao observar a gestão dessa Biblioteca, verifica-se que os serviços oferecidos pela unidade necessitam de melhorias, tornando-os mais acessíveis à comunidade onde ela está inserida, a fim de promover crescimento e comodidade para o usuário, resultando em ações que sejam válidas e contribuam também para a sua vida. Essa ação de melhoria deve estar alinhada à inclusão e educação digital, propondo reais mudanças no intuito de ajustar os serviços prestados com a qualidade para as bibliotecas públicas em geral. A metodologia adotada foi a bibliográfica, com a finalidade de fundamentar e embasar a pesquisa, tendo como base teses e dissertações disponibilizadas em sites e revistas periódicas digitais e bases de dados. Utilizou-se também para construção desse artigo o método qualitativo-quantitativo, sendo esse método usado na realização de um levantamento de satisfação, através de aplicação de questionários aos usuários dos serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca Pública, buscando identificar a percepção desses usuários ao nível de qualidade.

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Biografia do Autor

Maria Inês Pereira Mota, Faculdade Maurício de Nassau

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Governador Valadares, Aracaju - SE(2001). Tem experiência na área de Administração.

Guilherme Ferreira da Silva, Faculdade Maurício de Nassau

Graduado em Administração. Atualmente é auxiliar administrativo do SENALBA/SE - Sind. Dos Emp. Ent. Cult., Rec., Assis. Soc., Orien. Form. Pro. Tem experiência na área de Administração, Secretariado e Assessorias, com ênfase em Administração de Empresas - desempenhando funções como o controle de gestão, organização, gerência de informações, construção e analise de documentos, contratos e acordos/convenções coletivas, secretariado executivo, acompanhamento de processos e atividades pertinentes às gerencias entre outras atividades, possui atuação complementar nos seguintes temas: administração e estrutura sindical, e formação de lideres.

Tatiane Heinemann Böhmer, Instituto Federal de Sergipe

Possui Mestrado em Saúde e Ambiente, MBA em Gerencia de Projetos, Especialização em Educação Inclusiva e graduação Administração e bacharelado em Design Gráfico. Membro Pesquisadora dos grupos de pesquisa em Marketing da Universidade Federal de Sergipe e do LEI - Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, qualidade e educação.

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Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade