Morfologia urbana: a segregação na cidade contemporânea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.001.0005

Palabras clave:

Segregação., Cidades contemporâneas., Morfologia urbana.

Resumen

O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão teórica da segregação consolidada no solo urbano. Além de trazer uma breve abordagem histórica do termo segregação, se encontra entre as questões analisadas, os aspectos relacionados as causas dessa ruptura e ao mesmo tempo, elucidar as causas e consequências do agrupamento de semelhantes em comunidades, sejam elas carentes ou mesmo em condomínios residências de alto padrão, bem como, compreender o comportamento dos mesmos em relação ao entorno dos agrupamentos, seja no perímetro imediato ou em relação a toda a cidade. Como resultado, foi possível elencar os agentes desse fenômeno, como, o poder monetário ou a falta dele advindo do fator capitalista do mercado financeiro vigente, a atuação do mercado imobiliário na transformação do solo das cidades em mercadorias e as políticas públicas voltadas para as questões relacionadas ao planejamento urbano, a moradia e a morfologia urbana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Ferreira da Silva Salla, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Mater Dei (2017) sob o registro profissional nacional CAU nº A149498-8. Especialista em Planejamento Urbano pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), 2020. Foi finalista de dois concursos de âmbito nacional para requalificações urbanas sendo laureado com Menções Honrosas. Possui experiência profissional em projetos de arquitetura de interiores e design de mobiliário atuando profissionalmente na área. Atualmente é pós-graduando Lato Sensu em Arquitetura de Interiores pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e professor pelo Centro Universitário Unisep (CEUUN) no curso de Arquitetura e Urbanismo. Interessa-se por projetos urbanos, planejamento urbano e regional, paisagismo urbano, projetos de arquitetura, arquitetura de interiores e design de mobiliário. Nas linhas de pesquisa, interessa-se por planejamento urbano, arquitetura com ênfase em empreendimentos sociais, projetos urbanos e paisagísticos voltados ao desenvolvimento social e morfologia urbana, fazendo parte de Grupo de Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) relacionado as áreas mencionadas. 

Anderson Saccol Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrado profissional em administração pela Unoesc (2019). Pós-graduação em nível de especialização (Lato Sensu) em Desenvolvimento Regional e Dinâmica Regionais, Arquitetura e Patrimônio, Direito Imobiliário, Arquitetura e Design de Interiores, Arquitetura e Paisagismo, Gastronomia e Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos e Docência no Ensino Superior, Gestão e Tutoria no EaD. Arquiteto e Urbanista pela Unoesc (2007). Atua como professor e pesquisador do curso de Arquitetura e Urbanismo. Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê. Professor da pós-graduações de Planejamento Urbano, Sistemas Construtivo de Edificações e Arquitetura de Interiores. Membro do comitê de avaliação e seleção de projetos de pesquisa da Unoesc Xanxerê. Membro do Núcleo Docente Estruturante NDE do curso de Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na coordenação e elaboração de Planos Diretores de Desenvolvimento Territorial, em projeto de arquitetura de edificações comerciais e de interiores. Atua principalmente nos seguintes temas: cidades inteligentes, planejamento urbano, arquitetura de edificações e patrimônio histórico.

Publicado

2021-04-08