O catador de resíduos sólidos e sua função como empreendedor social numa visão contemporânea

Autores/as

  • Henrique Ferreira de Oliveira Pinto Atenas College University
  • Anderson Góis Marques da Cunha Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2019.001.0004

Palabras clave:

Desenvolvimento Regional, Arranjos Produtivos Locais, Agronegócio, Socol, Grupo Focal

Resumen

A problemática ambiental é bastante discutida atualmente. Entretanto, carece de mais pesquisas e viabilidade com ênfase empreendedora e social. Identificar neste cenário o profissional catador de resíduos sólidos e sua relevância nesta discussão é fundamental para o enquadramento desta classe na sociedade econômica e produtiva. O artigo objetiva a conscientização e o incentivo de práticas empreendedoras, visando à responsabilidade socioeconômica e inclusiva dos catadores de recicláveis no cenário nacional. Foi adotado o molde de pesquisa do tipo exploratória e descritiva. Neste artigo, também foi adotado o levantamento bibliográfico e documental extraído de periódicos Capes e Google Acadêmico, além de livros e legislação vigente compreendidos entre 2013 a 2017. Como resultado da análise, tem-se o catador como ator social imprescindível no processo de sustentabilidade local. Embora esta figura ainda seja posta à margem da desvalorização social, e ainda seja exposta a riscos ambientais pelo não uso de equipamentos de segurança adequados no trato diário de suas atribuições, o estudo enfatiza também a possibilidade de expansão do tema em pesquisas modernas, que carecem de maior embasamento teórico e científico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Ferreira de Oliveira Pinto, Atenas College University

Atuando como professor a mais de 5 anos e com vasta experiência na educação, também como coordenador pedagógico, Possui graduação em Administração de Empresas é Pós graduando em Pesquisa Avançada em Administração de Empresas e mestrando em ciências empresariais. Atualmente é professor da Faculdade de Saúde do Paulista nos cursos de Administração e Optometria. Presta serviços como consultor empresarial e de negócios, além de palestras.. Tem experiência na área de Administração com enfase em gestão de pessoas, comercial e vendas e Gestão e negócios.

Anderson Góis Marques da Cunha, Universidade de Pernambuco

Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (FCAP/UPE). Especialista em Gestão Financeira e Graduado em Administração de Empresas (Bacharelado), ambos pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduando em Sistemas de Informação (UFRPE). Ampla experiência na área de docência de nível técnico e superior, com métodos presenciais e à distância no desenvolvimento de competências transversais, além de suporte administrativo no sistema TOTVS enfatizando o painel diário docente e administrativo-pedagógico. Atuação nos seguintes temas: Gestão, Finanças, Contabilidade bancária, Sustentabilidade, Políticas Públicas, Educação Profissional e Tecnológica. Participação em Grupo de Estudos em Infraestrutura Produtiva e Logística para o Desenvolvimento Local Sustentável (CNPq). Aluno especial do programa de Doutorado em Administração 2019.2 na Universidade Federal de Pernambuco na disciplina Mercado de Capitais.

Publicado

2019-06-20