A Sindicância no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins: uma proposta de capacitação profissional para os oficiais sindicantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.002.0004

Palavras-chave:

Sindicância, Bombeiro Militar, Capacitação profissional

Resumo

A Administração Pública aplica suas relações jurídicas internas por meio de processos e procedimentos administrativos estabelecidos em legislação específica, e no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins – CBMTO, as análises e apurações de indícios oficializados segue previsão legal em nível de processo administrativo disciplinar denominado Sindicância. Esta pesquisa se justifica pela necessidade da capacitação profissional dos oficiais sindicantes do CBMTO, em padronização procedimental, e intervencionista por meio de uma proposição curricular. O objetivo geral é propor a implementação de uma capacitação profissional aos oficiais sindicantes do CBMTO em nível de padronização procedimental. A proposta curricular apresentada aborda a carga horária, o orçamento, o cenário e os resultados esperados. A metodologia é do tipo explicativa, em levantamento, coleta e análise do quantitativo de sindicâncias do CBMTO realizadas na série histórica 2017-2022, por meio da pesquisa bibliográfica e da análise documental, e, de caráter quali-quantitativo. Para os resultados e discussão foi apresentado um quadro com o quantitativo de sindicâncias ao longo da série histórica, e em observação a quatro quesitos, os quais referenciaram os principais erros nas sindicâncias do CBMTO, ao que se destacou os erros em rito processual. Ao final a conclusão é total, uma vez que o objetivo geral foi alcançado em sua plenitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléber José Borges Sobrinho, Universidade Federal do Tocantins

outor Acadêmico em Ciências do Ambiente/UFT. Mestre Acadêmico em Educação/UFT. Pós-graduado em Gestão de Emergências e Desastres/FGF. Pós-graduado em Docência Superior/FGF. Pós-graduado em Gerenciamento de Segurança Pública/UEG. Pós-graduado em Teologia e Cultura/Unyleya. Pós-graduado em Altos Estudos em Segurança Pública/UEG. Graduado em Tecnologia de Gestão em Emergências/UNIVALI. Pesquisador nas áreas de Educação, na linha de pesquisa Currículo, Saberes Docentes e Formação Profissional; e, Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Natureza, Cultura e Sociedade. Avaliador Ad Hoc da Revista Flammae. Docente de cursos de formação profissional no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Experiência docente ininterrupta desde 2008. Atuação profissional com ênfase em planejamento, operações e corregedoria na área de bombeiros. Principais temas de estudo: currículo, formação profissional, queimadas, saberes ecoculturais, e, salvamento aquático.

Gercino Alves Borges Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor Acadêmico em Ciências do Ambiente/UFT. Mestre Acadêmico em Educação/UFT. Pós-graduado em Gestão de Emergências e Desastres/FGF. Pós-graduado em Docência Superior/FGF. Pós-graduado em Gerenciamento de Segurança Pública/UEG. Pós-graduado em Teologia e Cultura/Unyleya. Pós-graduado em Altos Estudos em Segurança Pública/UEG. Graduado em Tecnologia de Gestão em Emergências/UNIVALI. Pesquisador nas áreas de Educação, na linha de pesquisa Currículo, Saberes Docentes e Formação Profissional; e, Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Natureza, Cultura e Sociedade. Avaliador Ad Hoc da Revista Flammae. Docente de cursos de formação profissional no Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Experiência docente ininterrupta desde 2008. Atuação profissional com ênfase em planejamento, operações e corregedoria na área de bombeiros. Principais temas de estudo: currículo, formação profissional, queimadas, saberes ecoculturais, e, salvamento aquático.

Downloads

Publicado

2023-12-29