Aeronaves remotamente pilotadas: apresentação dos aspectos legais nas atividades operacionais da Polícia Militar do Tocantins
Palavras-chave:
Aeronaves Remotamente Pilotadas, Drone, Legislação Aeronáutica, ANACResumo
A adaptação das Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) para atividade policial já é uma realidade nas corporações de todo país, de tal forma que há comprovação de que seu uso racional evita a exposição do operador, minimiza riscos associados e proporciona resultados satisfatórios. No estado do Tocantins a utilização das RPAs habita o campo do novo e necessita de uma maior exploração teórica. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar os aspectos legais para o uso das RPAs nas atividades operacionais da Polícia Militar do Tocantins, em referência à implementação normativa para fins do aumento da eficiência, redução do custo operacional, e melhoria da produtividade do serviço prestado à sociedade. A metodologia é composta por pesquisa explicativa, pesquisa bibliográfica, análise documental, pesquisa em campo virtual e abordagem qualiquantitativa com aplicação de questionário. A aplicação do questionário apresentou cinco questões com múltiplas alternativas sobre a operacionalização das RPAs pelas unidades policiais militares do Tocantins e teve por observação que todo público-alvo se tornou participante, logo, a população e a amostragem são totais. Ao final, conclui-se que o resultado é de caráter total, uma vez que o objetivo geral foi alcançado em sua plenitude, bem como, por meio desta pesquisa há possibilidade de estudos futuros associados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Entrepreneurship
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.