Finanças comportamentais: a relação entre o nível de educação financeira e os vieses cognitivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2023.002.0001

Palavras-chave:

Educação financeira, Viés comportamental, Tomada de decisão

Resumo

Em um panorama capitalista, um dos elementos mais intrigantes que chamam atenção no cenário brasileiro consta-se na contraditória resistência em discutir abertamente sobre o dinheiro. Este artigo investiga a relação entre o nível de educação financeira e os vieses comportamentais de efeito certeza e enquadramento em estudantes de Administração e Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior localizada em Caucaia (CE). Os vieses em análise, pertencem a teoria do prospecto que se empenha em considerar um fator crucial que é frequentemente negligenciado na análise de tomada de decisão: as emoções humanas. Para a pesquisa usou-se uma abordagem descritiva de campo por meio de um questionário online. Tais resultados, foram comparados à pesquisa de Kahneman et al. (1979); e revelaram a presença dos efeitos certeza e enquadramento nos estudantes, evidenciando que um baixo nível de educação financeira os tornam mais suscetíveis a esses vieses. Espera-se que este estudo contribua para a compreensão da relação entre: educação financeira, viés comportamental e tomada de decisões (financeiras e não financeiras) dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis, fornecendo novos e valiosos insights para o campo. No contexto global, a importância dessa pesquisa está em promover uma mudança de paradigma em relação à educação financeira e aos vieses comportamentais, visto que ela impacta não somente decisões financeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Carneiro da Guia, Faculdade Terra Nordeste

Possui graduação em Bacharelado em Administração pela Faculdade Terra Nordeste(2023). Tem experiência na área de Administração.

João Luis Josino Soares, Faculdade Terra Nordeste

Doutorando em Administração de Empresas. Mestre em Economia Rural. Especialista em: 1) Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação; 2) Marketing, Criatividade e Inovação; 3) Gestão Estratégica Organizacional 4) Tutoria em Educação a Distância; 5) Docência e Gestão na Educação à Distância; 6) Business Intelligence; 7) Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Cursando Especialização em: 1) Metodologias Ativas na Educação 2) Contabilidade e Gestão de Pessoas. Graduado em: 1) Administração; 2) Recursos Humanos. Cursando: 1) Bacharelado em Ciências Contábeis. Coordenador dos cursos de Administração e Recursos Humanos da FATENE. Com experiência: 1) Na Supervisão do Núcleo de Apoio Acadêmico da FATENE; 2) Na coordenação dos cursos de Administração, Marketing, Recursos Humanos e Gestão Financeira das Faculdade Terra Nordeste e Faculdade de Tecnologia do Nordeste - FATENE; 3) Docente nas instituições: Universidade Estadual do Ceará; Faculdade Terra Nordeste; Faculdade de Tecnologia do Nordeste; Faculdade Padre Dourado; Faculdade Evolução; Instituto Dom José de Educação e Cultura em níveis de graduação e pós-graduação; 4) Tutoria da Empresa Júnior ADM Soluções; 5) Agente Local de Inovação SEBRAE/CE 6) Consultor empresarial 7) Revisor dos Periódicos: Revista Brasileira de Administração Científica; Business Journal; Entrepreneurship; 8) Elaborador de Questões Convidado do Instituto Gestor Brasil; 9) Comitê de Ética e Pesquisa da FATENE 10) Avaliador de atos autorizativos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior - BASis.

Douglas Willyam Rodrigues Gomes, Faculdade Terra Nordeste

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Tutoria em EaD e Docência do Ensino Superior (FUNIP); Especialista em Saúde Coletiva (FUNIP); Pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão de Segurança Pública e Defesa Civil (UNIFAMETRO). Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Licenciado em Pedagogia (INTERVALE). Coach pelo Institute of Coaching Professional Association (ICPA)/ Harvard Medical School/ Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Foi Conselheiro eleito do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) 2018/2021. Tem experiência como Professor Formador, Conteudista e Tutor a distância de graduação e pós-graduação; Experiência como coordenador e membro do NDE dos Cursos de Graduação de Administração e Ciências Contábeis; ademais Coordenou Pós-Graduação (Especialização) nas áreas de Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria, bem como possui experiência em Assessoria, Direção e Gestão Acadêmica de cursos de graduação, pós-graduação, Comissão Permanente de Avaliação, Colegiados de Cursos Superiores. Professor universitário de graduação e pós-graduação nas áreas de ética, administração, orçamento público, contabilidade, governança. Atua como consultor nas áreas de Governança Corporativa e Contabilidade Pública, e Gestão Acadêmica.

Evangelina Chrisostomo, Faculdade Terra Nordeste

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (1997). MBA em Finanças e Controle pela Estácio FIC (2005). Mestre pela Universidade Federal do Ceará (2008). Licenciada em Matemática (2020) e atualmente fazendo parte do corpo docente da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) e Faculdade CDL. Atuei também como professora bolsista na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB) e PRONATEC - UECE. 

Downloads

Publicado

2023-12-29