Estudo de caso avaliativo da construção de um aterro controlado entre duas linhas ferroviárias no Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.003.0001Palavras-chave:
Solos, Ensaios, Granulometria, DrenosResumo
O presente trabalho faz uma análise de linhas ferroviárias da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e a Estrada de ferro Carajás (EFC). Onde o projeto visa absorver possíveis impactos de um desacarrilhamento ferroviário, devido ao solo ser argiloso com características moles. Sabemos que construções sobre solos moles acarreta inúmeros problemas é representa um grande desafio em obras ferroviárias. Hoje há diversos tipos de esforços que possibilitam construir sobre esses tipos de solos. Nesse trabalho será determinado quais ensaios em laboratórios e ensaios de campo são necessários para fazer a caracterização granulométrica do mesmo, além de exposição de técnicas construtivas como a substituição de solos moles, aterro sobre sobrecargas temporárias, a implantação de drenos como medidas para evitar o processo de recalque, avaliando as possíveis etapas que devem ser investigadas no projeto para implantação de uma dessas técnicas.
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