Evaluative case study of the construction of a controlled landfill between two railway lines in the state of Maranhão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.003.0001

Keywords:

Soils, Essay, Granulometry, Drains

Abstract

Or present trabalho faz uma analysis of linhas ferroviárias da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) and Estrada de ferro Carajás (EFC). Onde or projeto visa to absorb possíveis impacts of a railroad decarrification, due to or only being argiloso with characteristics moles. We know that construções sobre sol moles carries many problems and represents a great challenge in railway works. Browse through various types of efforts that you can build on these types of solos. Nesse trabalho will be determined in six laboratories in the field and in the field only in order to determine the granulometric characterization of the mesmo, in addition to the exposition of construction techniques such as the replacement of single moles, terrarium over temporary overloads, to the implantation of temporary overloads, to the implantation of drains as measures to avoid or process of highlighting, endorsing as possíveis stages that should be investigated no project for the implementation of a technical gap.

 

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Author Biographies

Danielle Cristina dos Santos Lisboa, Centro Universitário Dom Bosco

Graduanda em Engenharia Civil (Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco), Técnologa em Gestão de Pequenas e M´´edias Empresas( Universidade Estadual Vale do Acaraú), Técnica em Meio Ambiente (Instituto Florence de Ensino). Atualmente desenvolve pesquisa na área de materiais cerâmicos e fibras orgânicas. 

Mayara Souza Gomes, Centro Universitário Dom Bosco

Mestre em Engenharia de Transportes com ênfase em pavimentos pelo Instituto Militar de Engenharia do Brasil. Especialista em Engenharia Geotécnica e Obras de Terra pela Universidade Cidade de São Paulo e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UcamProminas. Engenheira Civil pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Técnica em Estradas que inclui Rodovia e Ferrovia pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão . Participou do programa de restauração da BR 316 , do projeto de proteção da área florestal da UFMA, do processo de retaludamento/ recomposição do trecho pertencente a Ferrovia da Vale, da implantação do PCM (Programa de controle de Manutenção de Máquinas) da Empresa Européia PrioFuels - Grupo Martifer, e da Metodologia de Dimensionamento do Pavimento Ferroviário da Estrada de Ferro Carajás - VALE S.A. Experiência na rede privada e na área da Docência como professora de curso de graduação e pós graduação, lecionando disciplinas como Terraplenagem, Investigação Geotécnica, Pavimentação, Fundações, Mecânica dos Solos, Ferrovia e Rodovia.

Lucas Nadler Rocha, Centro Universitário Dom Bosco

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. 

Lucas dos Santos Zenkner, Centro Universitário Dom Bosco

Possui graduação Engenharia Civil pelo Centro Universitário da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco(2018). Possui experiência na área de Engenharia civil, com ênfase em Saneamento e Construção Urbana. Possui experiência com monitoria na área de Engenharia Civil atuando especificamente com disciplina de Mecânica dos Fluidos, oferecendo suporte aos alunos da instituição. Possui avançado conhecimento em informática e com a utilização de softwares voltados para à área de engenharia civil, principalmente em relação a elaboração e compatibilização de projetos. 

Matheus Oliveira Sena, Centro Universitário Dom Bosco

Possui ensino-medio-segundo-graupela Jardim Escola Crescimento(2013). Tem experiência na área de Engenharia Civil.

Claudemir Gomes de Santana, Centro Universitário Dom Bosco

Bacharel em Química com Atribuição Tecnológica pela Universidade Federal do Maranhão (1992); Mestre em Ciências, área de concentração em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo- IQSC em (2002) e Doutor em Ciências, área de concentração em Química Analítica, pela Universidade de São Paulo - IQSC em (2004). Exerceu a direção da empresa CGS Assessoria Técnica, na área de Consultoria Ambiental, no período de 2007 a 2011. Experiências na docência em Instituição pública (2004-2006) e na Instituição privada (2010-atual). Exerceu função de coordenador de Meio Ambiente, Gestão Territorial e Desenvolvimento Econômico no programa de investimentos do BNDES no Estado do Maranhão no período de 2013 a 2016. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental e gestão de recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Resíduos Sólidos, Efluentes Líquidos Industriais e Domésticos, análise físico-química em matrizes ambientais, tecnologia de flotação por ar dissolvido e eletroforese capilar, diagnósticos e controle de emissões atmosféricas e gestão de recursos hídricos. Professor na Unidade de ensino superior do Dom Bosco das disciplinas de Engenharia de Meio Ambiente e Gestão Ambiental, desde 2010.

Renata Medeiros Lobo Muller, Centro Universitário Dom Bosco

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Pará (2005), Mestre em Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP (2008). Doutora em Química pela Universidade Federal do Pará (2011- 2016).Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Instrumentação Analítica (Análise de amostras ambientais e biológicas a nível de ultratraços). Possui experiência no magistério superior em Instituições Privadas para cursos de Engenharia e da área da Saúde. Desenvolveu pesquisas e orientações na área de Corrosão e Sustentabilidade. Atualmente atua como professor na Faculdade Pitágoras nos cursos de Engenharia ( Ambiental, Química, Civil e Produção) e na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Biomedicina e Farmácia.

Published

2019-11-12

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