Estudo de caso avaliativo da construção de um aterro controlado entre duas linhas ferroviárias no Estado do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.003.0001Palabras clave:
Solos, Ensaios, Granulometria, DrenosResumen
O presente trabalho faz uma análise de linhas ferroviárias da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e a Estrada de ferro Carajás (EFC). Onde o projeto visa absorver possíveis impactos de um desacarrilhamento ferroviário, devido ao solo ser argiloso com características moles. Sabemos que construções sobre solos moles acarreta inúmeros problemas é representa um grande desafio em obras ferroviárias. Hoje há diversos tipos de esforços que possibilitam construir sobre esses tipos de solos. Nesse trabalho será determinado quais ensaios em laboratórios e ensaios de campo são necessários para fazer a caracterização granulométrica do mesmo, além de exposição de técnicas construtivas como a substituição de solos moles, aterro sobre sobrecargas temporárias, a implantação de drenos como medidas para evitar o processo de recalque, avaliando as possíveis etapas que devem ser investigadas no projeto para implantação de uma dessas técnicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.