Pavimentos flexíveis: estudo de caso da marginal oeste da rodovia BR-010, região metropolitana do município de Palmas/TO.

Autores

  • Taís da Silva Costa Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto
  • Flávio Vieira da Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2018.002.0005

Palavras-chave:

Pavimentos Flexíveis, Projetos de Pavimentos Flexíveis, Recuperação de Pavimentos

Resumo

Com a crescimento populacional e econômica, a necessidade de expansão do setor de transporte se torna essencial. No Brasil o principal modo de transportes de cargas e passageiros é o rodoviário, com isso, é imprescindível que o projeto bem como a execução dos pavimentos seja realizado com estudos e técnicas adequadas. Os pavimentos flexíveis, objetivo deste estudo, possuem requisitos técnicos que precisam ser atendidos para a sua eficácia. A escolha da mistura asfáltica e dos materiais que compõe as camadas deve ser compatível com o tipo de solicitação exigidas em projeto. Para que um pavimento disponha de um desempenho operacional estável, é de fundamental importância o uso correto das espessuras das camadas, uma vez que uma camada executada de forma correta prolonga a vida útil do pavimento, melhora as condições de trafegabilidade e reduz os custos de manutenção dos veículos. O presente estudo tem por objetivo verificar a qualidade do projeto executado na Marginal Oeste da BR-010 no perímetro urbano de Palmas/TO, e averiguar se o projeto executado inicialmente obedecia às normas mínimas exigidas pelos órgãos competentes, no que tange espessuras mínimas, bem como diagnosticar se o pavimento que hoje existente suporta a solicitação atual.

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Biografia do Autor

Flávio Vieira da Silva Júnior

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

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Publicado

2019-06-20

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