Estudo da utilização de resíduos de construção e demolição em concreto para fins rodoviários

Autores

  • Isabela Gomes Teixeira Prazer Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Flávio Vieira da Silva Júnior Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Taís Gomes Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.002.0007

Palavras-chave:

Reciclagem, Resíduo, Concreto, Pavimentação

Resumo

A construção civil é uma grande geradora de resíduos que, em sua maioria, são descartados em aterros ou em lugares irregulares, gerando impactos ambientais. A construção sustentável é uma alternativa que busca a prevenção e a diminuição da geração de resíduos reduzindo, reutilizando e reciclando. A reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) como agregados do concreto para pavimentos pode trazer vantagens econômicas, técnicas e ambientais. O pavimento de concreto tem como vantagem uma durabilidade maior que os demais. Este trabalho buscou investigar os resíduos gerados em obras de construção e demolição na cidade de Porto Nacional (TO) e sua aplicação como agregados miúdos do concreto. A pesquisa objetivou resultados que permitissem a verificação do comportamento do concreto em relação a sua resistência a tração e a compressão quando submetido ao que foi proposto para que assim, se pudesse analisar sua aptidão de utilização para fins rodoviários. Os resíduos de cerâmica foram caracterizados e avaliados quanto ao tipo de material, e os agregados miúdos utilizados, definidos no traço, tiveram como percentuais de substituição fixados em 0%, 3%, 4,5% e 6%. Destarte, por meio dos ensaios que foram executados, realizou-se a verificação da possibilidade de substituições de agregados miúdos naturais por agregados miúdos reciclados cerâmicos nos quais alguns se mostraram viáveis e bastante vantajosos não só pela questão ambiental, mas também no ganho de resistência do material.

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Biografia do Autor

Isabela Gomes Teixeira Prazer, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Graduanda em Engenharia Civil pela ITPAC/Porto Nacional.

Flávio Vieira da Silva Júnior, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Taís Gomes, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2010-2015) e Mestra na área de Construção Civil e Preservação Ambiental, também pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2017). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, e experiência na área de Projetos, com ênfase em PPCI. Como professora adjunta, ministrou as disciplinas de Materiais I e II, Construção Civil I e II, Gerenciamento de Obras e Patologia e Terapêutica das Construções para o curso de Engenharia Civil da ITPAC Porto Nacional, e a disciplina de Orçamento para o curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição (2017-2018).

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Publicado

2019-06-20

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