Efeitos da incorporação de resíduos de construção e demolição na aderência de argamassas de revestimento

Autores

  • Jordania dos Santos Rocha Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto
  • Taís Gomes Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Ericles Bruno Muniz Novais Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto http://orcid.org/0000-0002-2612-981X
  • Francisco Adriano Rodrigues Duarte Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.001.0009

Palavras-chave:

RCD, Argamassas, Revestimento, Aderência

Resumo

A reciclagem dos resíduos de construção e demolição (RCD) é uma solução para a conservação dos recursos naturais não renováveis extraídos pelo setor da construção civil, além de contribuir para a redução de custos e impactos ambientais. O RCD pode ser utilizado na forma de agregados reciclados, em substituição parcial ou total aos agregados naturais utilizados em concretos e argamassas, a fim de atender às necessidades da indústria da construção. No que se refere às argamassas de revestimento, a principal propriedade que deve ser avaliada é a aderência com o substrato. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da substituição do agregado miúdo por agregado reciclado na consistência e resistência de aderência à tração de argamassas mistas de revestimento. As amostras de RCD foram coletadas em um terreno baldio na cidade de Porto Nacional (TO), sendo, em seguida, classificadas e moídas. Ensaios de caracterização foram realizados com o objetivo de permitir a utilização do material como agregado miúdo. Os resultados do ensaio de resistência de aderência, obtidos para diferentes tipos de agregado reciclado (cerâmico, cimentício e mistura de ambos), foram comparados, de modo a determinar o desempenho das diferentes argamassas avaliadas. A metodologia utilizada seguiu os procedimentos definidos pelas normas da ABNT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordania dos Santos Rocha, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

Graduanda em Engenharia Civil. Atua principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade., resíduo de construção e demolição e pavimentação.

Taís Gomes, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2010-2015) e Mestra na área de Construção Civil e Preservação Ambiental, também pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2017). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, e experiência na área de Projetos, com ênfase em PPCI. Como professora adjunta, ministrou as disciplinas de Materiais I e II, Construção Civil I e II, Gerenciamento de Obras e Patologia e Terapêutica das Construções para o curso de Engenharia Civil da ITPAC Porto Nacional, e a disciplina de Orçamento para o curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição (2017-2018).

Ericles Bruno Muniz Novais, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

Técnico em Informática e graduando na área de Engenharia Civil 8º Período pela instituição de ensino superior Faculdade Presidente Antonio Carlos - Porto Nacional - ITPAC-PORTO/FAPAC.

Francisco Adriano Rodrigues Duarte, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Acadêmico do 10° período de Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2019-06-20