Estabilização química do solo com adição de sílica ativa e cimento, para utilização em camadas de pavimentação rodoviária

Autores/as

  • Lorhayne Well de Souza Almeida Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Lucas Henrique Pereira de Souza Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Willian Mateus de Souza Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Flávio Vieira da Silva Júnior Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.001.0002

Palabras clave:

Estabilização Geotécnica, Pavimentação Asfáltica, Sílica Ativa, Propriedades Geotécnicas

Resumen

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), em 2018, cerca de 60% da produção brasileira foi escoada pelo modo de transporte rodoviário. Para proporcionar qualidade ao transporte, essas rodovias precisam atender a requisitos mínimos de resistência e drenabilidade, que iram proporcionar maior segurança e conforto ao usuário. Entretanto, nem sempre o solo local possui características geotécnicas mínimas que atendam aos requisitos de projeto. Para Machado et al. (2003), a carência de solos que possuem características exigidas pelos órgãos rodoviários, torna-se um empecilho para o setor de transportes no Brasil. Para resolver a problemática da carência, existem algumas alternativas, entre elas: mudança das características da obra para se adequar ao solo, mudança do solo, ou estabilização do solo local. No que se refere a essa última alternativa, ela consiste no melhoramento do solo através da adição de materiais como cimento, cal, sílica, entre outros. O presente trabalho apresenta o uso de sílica em comparação com o uso de cimento, para a estabilização de um solo de baixa qualidade, com a porcentagem de 15% de sílica ativa, bem como para o cimento, visto que se trata de um estudo comparativo. As características analisadas que para determinar o melhoramento são referentes à granulometria, plasticidade, massa específica, umidade ótima, além de CBR para determinação da resistência, juntamente com a expansão. Os resultados mostram que o uso da sílica contribui significativamente para a estabilização, mesmo que em menores porcentagens quando comparado ao uso do cimento. Entretanto, essa é uma alternativa que pode ser analisada de acordo com a viabilidade da utilização para as particularidades da obra a que for submetida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorhayne Well de Souza Almeida, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Bacharel em Engenharia Civil pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC Porto, com data inicial em 2014/1 e conclusão em 2018/2 Trabalho atual: Quebec Ambiental S/A, como Assistente Administrativo, desde novembro de 2017. Participação em projeto de pesquisa e desenvolvimento de projeto intitulado "Modelagem numérica para avaliação da proposta de sistema de micro drenagem através de poços de infiltração para o município de Porto Nacional - TO" sob orientação do Me. Alexandre Cerqueira de Jesus. Trabalho de Conclusão de Curso I, intitulado "ESTUDO EXPERIMENTAL PARA MELHORIA DE SOLO ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE CINZA OU CASCA DE SOJA", sob orientação do Me. Alexandre Cerqueira de Jesus, banca composta pelo orientador, Dr. Talita Caroline Miranda e Me. Flávio Vieira da Silva Júnior, com nota de aprovação de 65 de 70. Trabalho de Conclusão de Curso II, desenvolvido na área geotécnica, intitulado "ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DO SOLO COM ADIÇÃO DE SÍLICA ATIVA E CIMENTO, PARA UTILIZAÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA" sob orientação do Me. Flávio Vieira da Silva Júnior, com nota máxima de aprovação, 100 de 100, banca composta pelo orientador, Dr. Talita Caroline Miranda e Me. Eduardo Bittencourt. Onde o trabalho desenvolvido deu origem à um artigo de mesmo título, publicado na revista Sustenere- Engineering Sciences", com QUALIS CAPES em avaliação. Monitoria durante a graduação para a disciplina de "Teoria das Estruturas I", sob orientação do professor José Silvério Oliveira. Estágio realizado na área de concentração de Engenharia de Segurança no Trabalho, na empresa "Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S/A", sob orientação do Engenheiro Civil Marcelo Passos Martins, com atividade desenvolvida no supervisionamento da segurança no trabalho dos colaboradores da empresas que atuam na coleta de resíduos urbanos e varrição manual de ruas e logradouros no município de Porto Nacional - TO, durante o segundo semestre de 2018. Estágio realizado na área de concentração de Construção Civil, na empresa "Feldspar Engenharia e Consultoria", sob orientação do Engenheiro Civil e de Segurança no Trabalho Willian Mateus de Sousa Almeida, com atividade desenvolvida no supervisionamento da construção de um ponto de ônibus na cidade de Gurupi - TO, durante o período de abril de 2019 a maio de 2019

Lucas Henrique Pereira de Souza, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduando em Engenharia Civil. Atualmente é assistente administrativo do Banco BMG SA.

Willian Mateus de Souza Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Civil com experiência nas áreas , Administrativa, Comercial, Operacional, Meio Ambiente, Segurança, Gestão Pública, Gerenciamento de Obras, Planejamento, Orçamento e entre outras. Sempre atuante na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), DDS (Diálogo Diário de Segurança ) e 5S ( Senso de Ordenação , Limpeza , Saúde , Alto disciplina e utilização). Buscando desenvolver produtividade e competência, incentivando a equipe a atingir metas e superar expectativas, sempre visando segurança dos integrantes. Aprimorando sempre os conhecimentos, repassando os já obtidos e galgando novos patamares no aprendizado, tendo o conceito de que sempre se pode aprender mais. Iniciei a vida profissional aos 16 anos, através do programa Jovem Aprendiz. Facilidade de falar em publico, Evangélico e conferencista. Buscando incentivar os colegas a buscar sempre o melhor, a trabalhar com alegria e saber atingir metas mesmo com poucos recursos. Tendo como objetivo que todos podem realizar muito com o pouco. Sou uma pessoa desafiadora e estou sempre em busca do aperfeiçoamento. Para mim tudo é possível, basta acreditarmos e trabalharmos firme para conquistarmos. Sempre disposto a conhecer novas pessoas e novos lugares no mundo, facilidade em se relacionar e fazer amizades. Amante de diversas culturas e historias, buscando sempre novos conhecimentos de novos povos e línguas.

Flávio Vieira da Silva Júnior, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Publicado

2019-06-20

Artículos más leídos del mismo autor/a