Chemical stabilization of soil with addition of active silica and cement for use in road pavement layers

Authors

  • Lorhayne Well de Souza Almeida Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Lucas Henrique Pereira de Souza Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Willian Mateus de Souza Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Flávio Vieira da Silva Júnior Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2019.001.0002

Keywords:

Geotechnical stabilization, Asphalt paving, Active Silica, Geotechnical properties

Abstract

According to the National Transport Confederation (CNT), in 2018, about 60% of Brazilian production was disposed of by road transportation. To provide quality transportation, these highways must meet minimum strength and drainage requirements that will provide greater safety and comfort to the user. However, local soil does not always have minimal geotechnical characteristics that meet design requirements. For Machado et al. (2003), the lack of soils that have characteristics required by road agencies, becomes a hindrance to the transportation sector in Brazil. To solve the problem of lack, there are some alternatives, among them: change of the characteristics of the work to suit the soil, soil change, or local soil stabilization. With regard to this last alternative, it consists of soil improvement through the addition of materials such as cement, lime, silica, among others. The present work presents the use of silica in comparison with the use of cement, for the stabilization of a low quality soil with 15% of active silica, as well as for cement, since it is a comparative study. . The characteristics analyzed that determine the improvement refer to the granulometry, plasticity, specific mass, optimum humidity, besides CBR to determine the resistance, along with the expansion. The results show that the use of silica contributes significantly to the stabilization, even in smaller percentages when compared to the use of cement. However, this is an alternative that can be analyzed according to the feasibility of use for the particularities of the work to which it is submitted.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lorhayne Well de Souza Almeida, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Bacharel em Engenharia Civil pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC Porto, com data inicial em 2014/1 e conclusão em 2018/2 Trabalho atual: Quebec Ambiental S/A, como Assistente Administrativo, desde novembro de 2017. Participação em projeto de pesquisa e desenvolvimento de projeto intitulado "Modelagem numérica para avaliação da proposta de sistema de micro drenagem através de poços de infiltração para o município de Porto Nacional - TO" sob orientação do Me. Alexandre Cerqueira de Jesus. Trabalho de Conclusão de Curso I, intitulado "ESTUDO EXPERIMENTAL PARA MELHORIA DE SOLO ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE CINZA OU CASCA DE SOJA", sob orientação do Me. Alexandre Cerqueira de Jesus, banca composta pelo orientador, Dr. Talita Caroline Miranda e Me. Flávio Vieira da Silva Júnior, com nota de aprovação de 65 de 70. Trabalho de Conclusão de Curso II, desenvolvido na área geotécnica, intitulado "ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DO SOLO COM ADIÇÃO DE SÍLICA ATIVA E CIMENTO, PARA UTILIZAÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTAÇÃO RODOVIÁRIA" sob orientação do Me. Flávio Vieira da Silva Júnior, com nota máxima de aprovação, 100 de 100, banca composta pelo orientador, Dr. Talita Caroline Miranda e Me. Eduardo Bittencourt. Onde o trabalho desenvolvido deu origem à um artigo de mesmo título, publicado na revista Sustenere- Engineering Sciences", com QUALIS CAPES em avaliação. Monitoria durante a graduação para a disciplina de "Teoria das Estruturas I", sob orientação do professor José Silvério Oliveira. Estágio realizado na área de concentração de Engenharia de Segurança no Trabalho, na empresa "Quebec Construções e Tecnologia Ambiental S/A", sob orientação do Engenheiro Civil Marcelo Passos Martins, com atividade desenvolvida no supervisionamento da segurança no trabalho dos colaboradores da empresas que atuam na coleta de resíduos urbanos e varrição manual de ruas e logradouros no município de Porto Nacional - TO, durante o segundo semestre de 2018. Estágio realizado na área de concentração de Construção Civil, na empresa "Feldspar Engenharia e Consultoria", sob orientação do Engenheiro Civil e de Segurança no Trabalho Willian Mateus de Sousa Almeida, com atividade desenvolvida no supervisionamento da construção de um ponto de ônibus na cidade de Gurupi - TO, durante o período de abril de 2019 a maio de 2019

Lucas Henrique Pereira de Souza, Centro Universitário Luterano de Palmas

Graduando em Engenharia Civil. Atualmente é assistente administrativo do Banco BMG SA.

Willian Mateus de Souza Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Civil com experiência nas áreas , Administrativa, Comercial, Operacional, Meio Ambiente, Segurança, Gestão Pública, Gerenciamento de Obras, Planejamento, Orçamento e entre outras. Sempre atuante na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), DDS (Diálogo Diário de Segurança ) e 5S ( Senso de Ordenação , Limpeza , Saúde , Alto disciplina e utilização). Buscando desenvolver produtividade e competência, incentivando a equipe a atingir metas e superar expectativas, sempre visando segurança dos integrantes. Aprimorando sempre os conhecimentos, repassando os já obtidos e galgando novos patamares no aprendizado, tendo o conceito de que sempre se pode aprender mais. Iniciei a vida profissional aos 16 anos, através do programa Jovem Aprendiz. Facilidade de falar em publico, Evangélico e conferencista. Buscando incentivar os colegas a buscar sempre o melhor, a trabalhar com alegria e saber atingir metas mesmo com poucos recursos. Tendo como objetivo que todos podem realizar muito com o pouco. Sou uma pessoa desafiadora e estou sempre em busca do aperfeiçoamento. Para mim tudo é possível, basta acreditarmos e trabalharmos firme para conquistarmos. Sempre disposto a conhecer novas pessoas e novos lugares no mundo, facilidade em se relacionar e fazer amizades. Amante de diversas culturas e historias, buscando sempre novos conhecimentos de novos povos e línguas.

Flávio Vieira da Silva Júnior, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Mestre em Infraestrutura de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Experiência em planejamento de infraestrutura de transportes urbanos com ênfase em recuperação de pavimentos asfálticos e alocação de linhas de ônibus pelo Método Gravitacional de Newton para elaboração de Matrizes O/D. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária, e do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Coordenador do Escritório Modelo de Engenharia do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Published

2019-06-20

Most read articles by the same author(s)