Análise dos efeitos econômicos e ambientais da produção de etanol de milho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2023.001.0003Palavras-chave:
Etanol de milho, Biocombustível, Efeitos econômicosResumo
Os combustíveis fósseis representam cerca de 80% de toda energia produzida no mundo, incluindo o petróleo, o carvão e o gás natural. Os biocombustíveis são combustíveis derivados de biomassa e estão como alternativas aos combustíveis de origem fóssil. A produção de etanol a partir do milho tem sido uma alternativa crescente aos combustíveis fósseis, por ser uma fonte de energia renovável e biodegradável. Entretanto, produzir etanol a partir do milho também tem seus impactos negativos, incluindo a competição com a produção de alimentos e a intensificação da agricultura, o que pode levar a problemas ambientais como erosão do solo e poluição das águas. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento de literaturas, que aborde o tema Análise dos Efeitos Econômicos e Ambientais da Produção de Etanol de Milho, bem como estudar os possíveis benefícios ambientais e sociais causados com a utilização do etanol derivado do milho. Na confecção deste trabalho foi aplicada uma estratégia metodológica onde o carro chefe é a revisão bibliográfica. Também optamos por realizar uma revisão narrativa, para condicionar o livre acesso as experiências de vários autores sobre o assunto pesquisado. Além disso, a produção de etanol a partir do milho pode ter impactos econômicos negativos, como aumento dos preços dos alimentos e dependência de subsídios governamentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.