Aplicação de biodigestores em áreas rurais e a perspectiva da sustentabilidade ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2024.001.0001%20Palavras-chave:
Biodigestores, Aplicações, Tipos de Biodigestores, Impacto Ambiental, Geração de BiogásResumo
Esse artigo tem como objetivo apresentar a funcionabilidade, a aplicação de biodigestores em áreas rurais e seu impacto positivo na sustentabilidade. O biodigestor tem uma construção simples, o que facilita o manuseio e acompanhamento diário dos produtos resultantes, pois seu sistema operacional também é simples. Sua funcionabilidade consiste em um equipamento que trabalha com a ausência de oxigênio - digestão anaeróbica, ocorrendo a decomposição da matéria orgânica, gerando biofertilizantes e biogás, onde, em sua produção, são utilizados insumos como: leite, caldo de cana e esterco. O biofertilizante é utilizado para fornecer nutrientes para plantas e auxiliar no controle de doenças nas áreas rurais, já o biogás é a principal fonte de geração de energia para as caldeiras, veículos e nos geradores que são utilizados em algumas propriedades. O reaproveitamento dos resíduos orgânicos que são poluidores ambientais de difícil descarte, juntamente com a utilização de biofertilizantes nas plantações e a transformação do biogás, aumentam a viabilidade econômica das propriedades rurais, com seu potencial ambiental, tornando esses fatores de alta utilização e viabilidade. Alguns dos modelos mais relevantes, é encontrado os biodigestores de modelo indiano e chinês. Ambos de modelos contínuos, entretanto, no modelo indiano utiliza-se uma campânula de ferro - gasômetro, sendo mais positivo para produtores pequenos, pois acaba ocorrendo o processo de corrosão na campânula e precisa de manutenção. O modelo tipo Chinês, tem como inspiração o modelo anterior, entretanto, é mais viável economicamente. Ele não utiliza campânula e seu sistema compostos é por completo, somente de alvenaria. Dessa forma, se faz necessário entender os possíveis cenários presentes nas áreas rurais, para melhor funcionabilidade e utilização dos recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.