A PNRS e a coleta seletiva pelo prisma da educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2022.002.0004

Palavras-chave:

Consciência Ecológica, Lei municipal, Resíduos sólidos

Resumo

A pesquisa visa analisar a PNRS à luz da Lei municipal de nº 291/2018 no município de Lagoa Seca-PB para uma educação ambiental. Cujos objetivos específicos visam identificar os locais para a coleta seletiva de resíduos sólidos no município de Lagoa Seca abordando o processo da coleta seletiva de resíduos sólidos por uma racionalidade ou consciência ecológica. Na metodologia utilizou-se o método indutivo.  A pesquisa documental.  A Pesquisa em periódicos da capes para obtenção de artigos científicos que versam sobre coleta seletiva e educação ambiental. Constatou-se que, a Lei municipal de Lagoa Seca- PB de nº 291/2018 deve ser utilizada, minimamente, para fins de contribuição à sociedade, no que diz respeito ao prisma econômico, social e ambiental. Igualmente, uma gestão de coleta seletiva de resíduos sólidos, deve agregar valores que podem contribuir, decisivamente, para uma conscientização ou racionalização ecologicamente correta no município em destaque nesse estudo.

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Biografia do Autor

Clemilda Barreto de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), é especialista em fundamentos da educação: práticas pedagógicas interdisciplinares- UEPB (2015);Atua como professora da educação básica na instituição: Governo do Estado da Paraíba desde 2013. Número de ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8585-8086

Edilma da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Geografia pelo Departamento de Geociências (UFPB-2022). Mestra em Gestão de Recursos Naturais pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais- PPEGRN (UFCG- 2019-2021). Especialista em Ensino de Geografia e Análise Regional (UFCG- 2017). Licenciatura plena em Geografia (UEPB- 2008- 2012). Professora efetiva na disciplina de Geografia na Secretaria de Estado, Educação, Cultura e Tecnologia do Estado da Paraíba, SEECT.

Luzia Valberligia Batista Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Engenharia de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Pedagoga e Enfermeira. Especialista em Gestão e Análise Ambiental, Saúde da Família, Obstetrícia e Neonatologia, Vigilância em Saúde Ambiental, Pediatria e Neonatologia, Saúde da Mulher - Uma Abordagem Multidisciplinar, Centro Cirúrgico e Central de Material, Saúde do Adulto e do Idoso e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Atualmente é Analista em Saúde/Enfermeira Obstétrica no Hospital Jesus Nazareno - Caruaru-PE - SES/PE. Atua com as seguintes temáticas: Promoção da Saúde; Gestão em Saúde; Biossegurança; Saúde da Mulher

Luzia Marinalva da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia para Magistério em Educação Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais) com Área de Aprofundamento em Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Federal da Paraíba - Campus I (2010). Especialização no Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - nas áreas de Alfabetização e Linguagem, promovido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, CCeale, da faculdade de Educação da UFMG, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Certificado no Programa de Formação para Conselheiros Escolares. Formação no Programa Linux Educacional - Introdução a Educação Digital, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando carga horária de 100 horas/aula.Certificado no curso Info - Básico, Modalidade Educação Profissional - Módulos: Digitação, Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet, totalizando 36 H/A. Participação no I Seminário de Produção Acadêmica, onde apresentou o trabalho com o tema: Interação família - escola: uma parceria para cidadania, promovido pelo Laboratório de Estágio Supervisionado - LAES. Tem experiência na área da Educação, com ênfase no processo de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente na sala de aula. Participou do III Encontro de Iniciação à Docência da UEPB (ENID/UEPB). Mestra em Educação pelo Programa de pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal da Paraíba (2012.1).Formada em Letras pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB.

Sérgio Dantas da Silva, Faculdade Serra Geral

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2015) e graduação em Direito - CESREI - CENTRO DE EDUCACAO SUPERIOR REINALDO RAMOS (2018). Especialista em Ciências Políticas pela Faculdade Serra Geral (2022) 

Publicado

2023-01-09