A influência da avaliação baseada em desempenho no sistema de valorização do mérito: uma proposta para as escolas militares de formação e aperfeiçoamento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3039.2019.001.0001Palavras-chave:
Escolas Militares, Mérito, Desempenho, AvaliaçãoResumo
Este trabalho demonstra a necessidade de realizar uma avaliação padronizada, baseada no desempenho do aluno para possibilitar a seleção de militares de diferentes turmas de formação e aperfeiçoamento. O propósito deste estudo é encontrar uma fórmula baseada na média e no desvio padrão, capaz de padronizar as notas dos alunos e possibilitar a comparação entre turmas diferentes. Este intento será alcançado mediante pesquisa bibliográfica do assunto, comparativo com outras instituições que já utilizam a nota padronizada, além da pesquisa do desvio padrão e da média entre turmas de aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi possível evidenciar que a nota padronizada, atualmente, é a forma mais coerente de comparação de turmas e provas diferentes, contribuindo para uma análise de desempenho mais confiável e baseada no desempenho. Observou-se distorções nas notas e médias das turmas da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais próximas, nas quais os militares concorrem aos processos seletivos com notas não padronizadas, demonstrando uma discrepância do sistema atual que utiliza a nota bruta. Tal fato possibilitou a concepção de uma fórmula capaz de padronizar as notas e evitar as distorções nos processos seletivos.
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